Rede MLC
Esporte

CBF alega que cumpriu rigorosamente o plano de segurança e ação no Maracanã

Fotos: Staff Images / CBF
Publicidade

Após confusão entre torcedores de Brasil e Argentina no Maracanã, na noite de terça-feira (21), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu esclarecimentos. Antes da bola rolar e com torcida misturada nos setores, houve pancadaria entre torcedores brasileiros e argentinos. O clássico ocorreu somente meia hora após o horário previsto.

A CBF afirmou que houve planejamento prévio considerado de “forma cuidadosa e estratégica” entre a entidade e os órgãos públicos de segurança do Estado do Rio de Janeiro. Eles confirmam em nota que, houve um diálogo entre as partes apesar da venda de ingressos ter ocorrido sem separação de torcidas.

“Os planos de ação e segurança foram aprovados sem qualquer ressalva ou recomendação pelas autoridades presentes. Participaram da primeira reunião realizada na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), no dia 16 de novembro de 2023, às 11:00, representantes da Polícia Militar RJ, SEPOL, Ministério Público, Juizado do Torcedor, na esfera da segurança pública, além de outros órgãos como a Guarda Municipal, CET-RIO, Subprefeitura, Concessionária Maracanã, SEOP”, diz a nota de esclarecimento.

A CBF diz ainda que a realização da partida com torcida mista “sempre foi de ciência da Polícia Militar do RJ e das demais autoridades públicas, pois é o padrão em competições organizadas pela FIFA e CONMEBOL, como ocorre nas Eliminatórias da Copa do Mundo, na própria Copa do Mundo, Copa América e outras competições. Outros jogos entre Brasil e Argentina, até de maior apelo, como a semifinal da Copa América de 2019, também foram disputados com torcida mista. Não se trata de um modelo inventado ou imposto pela CBF”, afirma a entidade.

Apesar do caos antes do jogo, com atletas das duas seleções tentando intermediar o fim da confusão, a CBF afirma que cumpriu rigorosamente o plano de ação e segurança detalhado para a partida.

Publicidade

Leia mais

Palmeiras assume liderança do Brasileirão e Atlético-GO é rebaixado

Indra Miranda

Com protestos e estádio vazio, Coxa encerra Série B com derrota para o Botafogo-SP

Indra Miranda

Ituano x Amazonas: onde assistir a 38ª rodada da Série B

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais