Antes de se inscrever, é essencial que os candidatos leiam o edital para conferir os cursos disponíveis, pré-requisitos, locais e horários das aulas.
Nesta segunda-feira (24), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) lançou o primeiro edital de 2025 para cursos presenciais de Qualificação Profissional em Manaus. Ao todo, serão oferecidas 7.679 vagas em diversas áreas, incluindo tecnologia, indústria, gastronomia e embelezamento.
As inscrições estarão abertas a partir das 7h do dia 26 de fevereiro (quarta-feira) e seguem até as 23h59 do dia 27 de fevereiro (quinta-feira). Os interessados devem acessar o site www.cetam.am.gov.br, clicar no banner “Tudo sobre Inscrições“ e selecionar o link “Editais“.
Antes de se inscrever, é essencial que os candidatos leiam o edital para conferir os cursos disponíveis, pré-requisitos, locais e horários das aulas.
Quem ainda não possui cadastro deve acessar o link “Portal do Candidato” na mesma página e seguir o passo a passo indicado, facilitando o processo de inscrição.
Novidades no edital
Para atender às demandas do mercado de trabalho, o Cetam incluiu novos cursos em três áreas estratégicas:
Tecnologia
O avanço do setor digital impulsionou a criação de quatro capacitações inéditas:
- Desenvolvedor Front-End: foco na criação de interfaces digitais interativas, unindo programação e design.
- Programação de Metaverso: ensino de ferramentas como Unity 3D e Blender para criação de ambientes virtuais imersivos.
- Big Data e Business Intelligence (BI): formação voltada à análise e gestão de grandes volumes de dados para inteligência de mercado.
- Noções Básicas de Criptoativos: introdução ao universo das criptomoedas e tecnologia blockchain.
Indústria
Diante do crescimento do setor industrial, a instituição oferece novas formações técnicas:
- Controlador Lógico Programável Aplicado à Indústria 4.0: capacitação para operar sistemas automatizados na otimização de processos industriais.
- Manutenção de Placas (SMD): formação em reparo e manutenção de circuitos eletrônicos modernos, incluindo diagnóstico e técnicas de soldagem.
Gastronomia
O setor gastronômico ganha reforço com três novas capacitações:
- Cozinheiro: curso abrangente sobre técnicas culinárias regionais e nacionais, além de gestão de estoque e segurança alimentar.
- Churrasqueiro: aprendizado sobre cortes, preparo e harmonização de carnes.
- Produção de Sushi e Sashimi: técnicas tradicionais e contemporâneas da culinária japonesa com foco na apresentação e qualidade dos pratos.