De acordo com as atualizações da Prefeitura de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (8), o Guaíba chegou a 5,12 m, registrando uma queda de de 15 centímetros em comparação aos 5,27 metros registrados no mesmo horário na terça-feira (7).
Mesmo com a redução, o Guaíba atinge mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros), em consequência dos temporais que atingem o estado. A água segue avançando em ruas da Capital.
O lago atingiu sua máxima histórica no início de maio e, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), deve permanecer acima da cota de inundação até a próxima semana.
- Leia mais: Médicos e enfermeiros do Amazonas vão ser enviados para o Rio Grande do Sul
- Manaus promove campanha de doações para vítimas da enchente na Região Sul do país
Chuvas no Rio Grande do Sul
O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, no início da manhã desta quarta-feira (08), que já são 95 mortes registradas por conta das fortes chuvas que atingem o estado até o momento. As forças de segurança procuram outros 128 desaparecidos.
Segundo os dados da Defesa Civil, são 414 municípios atingidos pela chuva, onde mais de 1,4 milhões de pessoas foram afetadas pela chuva.
Os municípios do Rio Grande do Sul calculam que ao menos 99,8 mil casas (como residências, prédios e condomínios) foram destruídas ou danificadas pelas tempestades e enchentes que atingiram o estado nos últimos dias.
A quantidade de chuva acumulada nos municípios do Rio Grande do Sul entre 22 de abril e 6 de maio chegou à média de precipitação prevista para cinco meses, conforme levantamento do Climatempo.
Doações
O Fundo Emergencial Luz Alliance em parceria com a @brazilfound, está recebendo verbas que serão destinadas às pessoas afetadas pelo desastre natural no Rio Grande do Sul.
As doações podem ser feitas pelo site da Brazil Foundation.
Os locais que recebem doações em Porto Alegre podem ser acessados no site da prefeitura.
A Central Única das Favelas (CUFA) também tem apoiado à população atingida pelas enchentes, em diferentes cidades do estado. A entidade afirma que recebe também os itens que são mais requisitados pelos afetados.
Na capital do Amazonas, as doações podem ser feitas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nas áreas da companhia aérea.
O QUE DOAR?
- Colchões e travesseiros
- Roupas de cama e cobertores
- Produtos de higiene pessoal e limpeza
- Roupas e agasalhos
- Móveis e eletrodomésticos
- Rações para cães e gatos