Rede MLC
Meio Ambiente

Ciclone extratropical causa ventos acima de 100 km/h no RS

Foto: Reprodução/Internet
Publicidade
Publicidade

Alerta de perigo vigora em todo o sul do país.

Diferentes locais do estado do Rio Grande do Sul registraram tempestades e ventos fortes relacionados a passagem de um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a Região da Fronteira nesta quinta-feira (24).

Os primeiros impactos foram registrados na Região Central, com ventos acima de 100 km/h. Foram registrados alagamentos, destelhamentos, queda de fios, de árvores e de construções ao redor do estado.

Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou risco de chuva de granizo e emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para em tempestades em todos os estados do Sul, válidos até sexta-feira (25):

  • Grande Perigo: Quase todo Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Válido até às 17h desta quinta-feira (24).
  • Perigo: Nordeste do Rio Grande do Sul e quase todo o território de SC e PR, alcançando até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Válido até às 12h de sexta-feira (25).
  • Perigo: Quase todo Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Válido até às 23h desta quinta-feira (24).
Árvores caídas em Caxias do Sul – Foto: Reprodução/g1

O ciclone causou estragos em Santa Maria: os ventos chegaram a 104 km/h na Base Aérea, por volta das 9h e derrubaram árvores no município. Ainda na quarta-feira (23), a chuva provocou estragos no Hospital Casa de Saúde, onde parte do teto cedeu, e na UPA 24 Horas, com alagamento em leitos.

As Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) suspendeu as aulas até que a situação se normalize. A Defesa Civil estadual ainda não divulgou um balanço de estragos em razão das tempestades.

Publicidade

Leia mais

Inmet emite alerta de ‘perigo’ de chuvas intensas para Manaus neste domingo (6)

Lucyana Gadelha

Alerta em Manaus: chuvas intensas e ventos fortes podem causar inundações e deslizamentos

Lucyana Gadelha

Pesca do tambaqui é liberada no Amazonas após período de defeso

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais