O instituto de meteorologia alerta que a Serra Gaúcha poderá ser a região mais afetada, onde nascem rios que seguem para os Vales do Jacuí e Taquari.
Segundo a Climatempo, a previsão do tempo indica que até segunda-feira (13) pode chover o dobro da média do mês de maio em grande parte do estado, algumas regiões podem acumular até 330 milímetros de chuva.
O instituto de meteorologia alerta que a Serra Gaúcha poderá ser a região mais afetada, onde nascem rios que seguem para os Vales do Jacuí e Taquari, que foram fortemente atingidos pelos temporais dos últimos dias.
O município de Caxias do Sul, que está dentre os 431 municípios afetados pelos temporais da última semana, acumulou cerca de 450 milímetros de chuva nos primeiros oito dias de maio. Até segunda-feira (13), a Climatempo prevê que chova aproximadamente 300 milímetros.
O boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que no mês de maio a média de chuva no estado gaúcho é de 140 a 180 milímetros. No litoral Sul, a média fica entre 100 e 140 milímetros.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Na manhã deste sexta-feira (10), subiu para 113 o número de mortos por causa dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil. Ao todo, já são 756 feridos e 146 desaparecidos.
O RS tem 435 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais, com 1,9 milhão de pessoas afetadas.
O número de pessoas fora de casa pelos temporais chegou a 406,7 mil, são 69.617 pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 337.116 abrigadas nas casas de amigos ou parentes.
Doações
O Fundo Emergencial Luz Alliance em parceria com a @brazilfound está recebendo verbas que serão destinadas às pessoas afetadas pelo desastre natural no Rio Grande do Sul.
As doações podem ser feitas pelo site da Brazil Foundation.
Os locais que recebem doações em Porto Alegre podem ser acessados no site da prefeitura.
A Central Única das Favelas (CUFA) também tem apoiado à população atingida pelas enchentes, em diferentes cidades do estado. A entidade afirma que recebe também os itens que são mais requisitados pelos afetados.
Na capital do Amazonas, as doações podem ser feitas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nas áreas da companhia aérea.
O QUE DOAR?
- Colchões e travesseiros
- Roupas de cama e cobertores
- Produtos de higiene pessoal e limpeza
- Roupas e agasalhos
- Móveis e eletrodomésticos
- Rações para cães e gatos