Rede MLC
Educação

CNU: resultado final será divulgado em 11 de fevereiro

Conhecida como Enem dos Concursos, a prova foi realizada em 18 de agosto nos 26 estados e no Distrito Federal. - Foto: Reprodução
Publicidade

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta quarta-feira (20), o adiamento da divulgação do resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem ser divulgados em 11 de fevereiro de 2025. O adiamento está previsto no novo cronograma anunciado pela pasta.

Inicialmente, os resultados seriam divulgados nesta quinta-feira (21). Segundo o Ministério, a União firmou acordo judicial para garantir a continuidade do concurso, a partir da reabilitação de 32.260 novos candidatos para a correção da prova discursiva.

Os candidatos reabilitados são os que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. A regra está contida no item 9, letra “f”, do caderno de provas, diante da possibilidade de se identificar o tipo de prova por outros critérios.

Caderno de provas do CNU exigia identificação do gabarito de duas formas. – Foto: Reprodução

O acordo também garante a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima.

Logo, foi necessário estabelecer um novo cronograma para cumprir todas as etapas previstas para o chamado Enem dos Concursos.

Decisão judicial

No início do mês, a Justiça Federal do Tocantins determinou a reversão da eliminação dos candidatos que preencheram de forma incorreta o cartão de respostas da prova.

A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal que questionou a eliminação de quem não marcou corretamente o tipo da prova no gabarito, mas transcreveu a frase exigida no edital.

Para o Ministério Público, os fiscais orientaram os candidatos de maneira equivocada, sem alertar a necessidade de marcar o tipo da prova no gabarito.

Segundo o juiz Adelmar Aires Pimenta, o candidato não pode ser eliminado do concurso caso tenha executado pelo menos uma das medidas previstas de segurança.

Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

Conhecida como Enem dos Concursos, a prova foi realizada em 18 de agosto nos 26 estados e no Distrito Federal, após três meses de adiamento por conta das chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul.

O número de inscritos do concurso somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de níveis superiormédio e técnico para diversas especialidades, em 21 órgãos da administração pública federal.

As remunerações dos novos servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

Publicidade

Leia mais

Sesc oferece mais de 110 vagas para EJA presencial em Manaus

Lucyana Gadelha

CNU: resultados finais serão divulgados nesta quinta-feira (21)

Lucyana Gadelha

Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais