O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta quarta-feira (20), o adiamento da divulgação do resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem ser divulgados em 11 de fevereiro de 2025. O adiamento está previsto no novo cronograma anunciado pela pasta.
Inicialmente, os resultados seriam divulgados nesta quinta-feira (21). Segundo o Ministério, a União firmou acordo judicial para garantir a continuidade do concurso, a partir da reabilitação de 32.260 novos candidatos para a correção da prova discursiva.
Os candidatos reabilitados são os que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. A regra está contida no item 9, letra “f”, do caderno de provas, diante da possibilidade de se identificar o tipo de prova por outros critérios.
O acordo também garante a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima.
Logo, foi necessário estabelecer um novo cronograma para cumprir todas as etapas previstas para o chamado Enem dos Concursos.
- Leia mais: CNU: resultado da prova de títulos é divulgado nesta segunda-feira (4)
- CNU divulga resultado de revisão das notas da prova discursiva e abre chamada para vagas de reserva
Decisão judicial
No início do mês, a Justiça Federal do Tocantins determinou a reversão da eliminação dos candidatos que preencheram de forma incorreta o cartão de respostas da prova.
A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal que questionou a eliminação de quem não marcou corretamente o tipo da prova no gabarito, mas transcreveu a frase exigida no edital.
Para o Ministério Público, os fiscais orientaram os candidatos de maneira equivocada, sem alertar a necessidade de marcar o tipo da prova no gabarito.
Segundo o juiz Adelmar Aires Pimenta, o candidato não pode ser eliminado do concurso caso tenha executado pelo menos uma das medidas previstas de segurança.
Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
Conhecida como Enem dos Concursos, a prova foi realizada em 18 de agosto nos 26 estados e no Distrito Federal, após três meses de adiamento por conta das chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul.
O número de inscritos do concurso somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, em 21 órgãos da administração pública federal.
As remunerações dos novos servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.