O cometa atingirá o periélio (momento de maior proximidade do Sol) no domingo (21) e deve registrar o brilho máximo no dia 23 de abril.
Conhecido como “Cometa do Diabo”, o 12P/Pons-Brook poderá ser visto no Brasil e no restante do Hemisfério Sul neste domingo (21). O corpo celeste demora cerca de 71,3 anos para completar uma volta em torno do Sol.
O cometa atingirá o periélio (momento de maior proximidade do Sol) no domingo (21) e deve registrar o brilho máximo no dia 23 de abril.
Ainda assim, o uso de binóculos é indicado caso você queira avistar o corpo celeste, já que não há garantias que ele estará visível a olho nu.
O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da Constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da Constelação de Órion.
O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.
Na região Norte, o cometa deve permanecer visível por volta das 19h50 no Acre, porque o estado está localizado no extremo oeste do país. Já no litoral Nordeste, estremo leste do país, o cometa deve ficar visível entre 17h45 e 18h20.
Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste terão a chance de observar o corpo celeste a uma altura melhor do que o restante do Brasil, já que o cometa deve aparecer bem próximo à linha do horizonte.
No dia 2 de junho, o Cometa do Diabo ficará bem perto da Terra, porém a visibilidade não será boa.