Rede MLC
Economia

Comitê de Assuntos Tributários do Amazonas discute propostas para reforma tributária

Foto: Márcio Azevêdo/Secom
Publicidade

O objetivo da reunião é propor soluções para preservar empregos e permanência da indústria no estado. A proteção dos empregos e da competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM), a partir da reforma tributária, também pautaram a reunião do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), nesta quinta-feira (09/02). Técnicos das secretarias de Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) discutiram soluções para estes dois pontos a serem apresentados ao governador Wilson Lima. A reforma tributária tramita no Congresso Nacional e está na agenda do Governo Federal.

Foto: Márcio Azevêdo/Secom

De acordo com o titular da Sefaz, Alex Del Giglio, que preside o Cate, há uma possibilidade de a reforma ser votada ainda no primeiro semestre deste ano. “Nós precisamos estar atentos a qualquer movimento, seja do Congresso Nacional, seja do Governo Federal, para que a gente possa manter a competitividade da indústria e nosso emprego e renda”, afirmou.

Foto: Márcio Azevêdo/Secom

O Cate é um grupo técnico criado em 2019, por determinação do governador Wilson Lima, para subsidiar o chefe do Executivo e os parlamentares da bancada amazonense sobre políticas tributárias. “A gente ainda vai vislumbrar aquilo que é melhor para o Amazonas, para poder fazer propostas com segurança, e estamos justamente fazendo um esforço com toda a equipe para avançar”, disse Alex Del Giglio.

Para o titular da Sedecti, Pauderney Avelino, as discussões no âmbito do Comitê estão tratando, entre outros assuntos, sobre duas Propostas de Emenda à Constituição(PEC), a PEC 45 e a PEC 110. “Esse assunto já está sendo debatido há muito tempo, e nós vamos tomar como base duas PECs para buscar as nossas soluções e propostas para a proteção do modelo da Zona Franca de Manaus’’, disse Pauderney.

 

O Comitê

Criado pelo governador Wilson Lima em 2019, o Cate é uma ferramenta para analisar as propostas de reforma tributária em discussão no país e mantém atenção a todos os assuntos tributários relacionados ao estado do Amazonas.

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 55 milhões nesta terça-feira (26)

Lucyana Gadelha

Inflação no Governo Lula: Alta dos preços penaliza mais os pobres com pressão de alimentos

Indra Miranda

Décimo terceiro adiantado: empresas têm até sexta-feira (29) para pagar primeira parcela

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais