Rede MLC
Cultura

Comunidade judaico-messiânica celebra ‘Festa das Luzes’ em Manaus nos dias 28 e 29 de dezembro

A celebração será realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Zona Sul, com entrada gratuita. - Foto: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Publicidade
Publicidade

A “Chanuká”, ou “Festa das Luzes”, relembra a rededicação do Templo em Jerusalém e o milagre da luz que, segundo a tradição, permaneceu acesa por oito dias, mesmo com óleo suficiente apenas para um.

Nos dias 28 e 29 de dezembro, Manaus sediará pela primeira vez a “Chanuká Fest” (Festa das Luzes), evento promovido pela Comunidade Judaico-Messiânica BetShalom. A celebração será realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Zona Sul, com entrada gratuita.

Sob o tema “Yeshua é a luz de Chanuká”, o evento começa às 19h no primeiro dia e às 13h30 no segundo.

Publicidade

A festividade, liderada pelo rabino Shaliach Roe Ícaro Moreno, busca promover a reflexão, união e celebração da fé, destacando a riqueza da cultura judaico-messiânica.

O significado de Chanuká

A “Chanuká“, ou “Festa das Luzes”, relembra a rededicação do Templo em Jerusalém e o milagre da luz que, segundo a tradição, permaneceu acesa por oito dias, mesmo com óleo suficiente apenas para um. Além disso, celebra a vitória do povo judeu sobre o império grego-sírio, que tentou suprimir a fé e cultura.

“Chanuká aconteceu cerca de dois séculos antes da era cristã e é um marco de resistência e fé do povo judeu na terra de Israel”, explica o rabino Ícaro Moreno.

Programação

Dia 28 – Início às 19h
  • Apresentação de dança.
  • Performance do tenor Miquéias William.
  • Concerto da Orquestra Musicando, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A noite promete ser inesquecível, unindo espiritualidade, música e cultura judaica às celebrações de fim de ano em Manaus.

Dia 29 – Início às 13h30
  • Oficinas e palestras abertas ao público, com temas como o significado de Chanuká, a Torá e a fé no Mashiach Yeshua.
  • Participação de palestrantes judaicos e cristãos.

O anfitrião do evento será Yeshua (ישוע), reconhecido como a luz de Chanuká.

Um marco cultural em Manaus

A “Chanuká Fest” promete se consolidar como parte do calendário anual de festividades na cidade, oferecendo aos manauaras a oportunidade de vivenciar a cultura judaico-messiânica e ampliar as perspectivas sobre a fé e a espiritualidade.

Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins 2025: Caprichoso e Garantido revelam toadas oficiais com temas amazônicos

Lucyana Gadelha

Festival de Parintins tem lançamento adiado após governador contrair Covid e Influenza

Lucyana Gadelha

Caprichoso lança álbum “É Tempo de Retomada” com espetáculo cinematográfico em Parintins

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais