Rede MLC
Economia

Conta de luz dos brasileiros terá aumento a partir de setembro

Conta de energia alétrica terá aumento - Foto: Divulgação/Energisa
Publicidade

A decisão da Aneel reflete um cenário preocupante nos reservatórios de água do Brasil.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (30) que a conta de luz dos brasileiros ficará mais cara a partir de 1º de setembro, com o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2.

A medida adicionará um custo extra de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, representando a primeira vez em três anos que o patamar 2 é acionado.

A última vez que a bandeira vermelha 2 havia sido acionada foi em agosto de 2021 – Foto: Bruno Batista/VPR

A decisão da Aneel reflete um cenário preocupante nos reservatórios de água do Brasil, que estão operando cerca de 50% abaixo da média histórica.

Segundo a Aneel, a falta de chuvas em agosto, somada à expectativa de precipitações abaixo do esperado para setembro, agrava o risco hidrológico, aumentando a necessidade de medidas para garantir o abastecimento de energia.

Desde agosto de 2021, a bandeira vermelha patamar 2 não era acionada, período em que os consumidores puderam desfrutar de uma sequência de bandeiras verdes, indicando boas condições hídricas e menor custo de geração.

Em julho deste ano, o país experimentou uma bandeira amarela, que foi revertida para a verde em agosto, antes da nova alta anunciada para setembro.

A Aneel recomenda que os consumidores economizem energia, adotando o uso consciente de eletrodomésticos, reduzindo o uso de ar-condicionado e desligando luzes e aparelhos quando não estiverem em uso.

Publicidade

Leia mais

Por que a 2ª parcela do 13º salário é menor? Entenda os descontos e como calcular o valor

Indra Miranda

1ª Feira da Economia Criativa e Empreendedorismo da Terceira Idade é inaugurada no Parque do Idoso

Lucyana Gadelha

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais