Rede MLC
Geral

Coreia do Norte envia balões com lixo e fezes para a Coreia do Sul

Balão com lixo enviado para a Coreia do Sul, em foto do dia 29 de maio de 2024. - Foto: Yonhap News Agency
Publicidade

A Coreia do Norte confirmou que os balões foram uma retaliação a uma campanha de propaganda em curso de desertores e ativistas norte-coreanos na Coreia do Sul.

Mais de 250 balões transportando fezes e lixo foram enviados à Coreia do Sul pela Coreia do Norte na madrugada desta quarta-feira (29). Segundo militares sul-coreanos, os objetos começaram a ser vistos sobrevoando o território na noite de terça-feira (28).

A TV estatal norte-coreana KCNA afirmou nesta quarta-feira (29) que Pyongyang, capital da Coreia do Norte, enviará “dezenas de vezes mais” o mesmo conteúdo ao território sul-coreano.

Coreia do Norte envia balões com lixo e fezes para a Coreia do Sul. – Foto: Yonhap News Agency

A Coreia do Norte também confirmou que os balões foram uma retaliação a uma campanha de propaganda em curso de desertores e ativistas norte-coreanos na Coreia do Sul, que enviam regularmente alimentos, medicamentos, dinheiro e pen-drives carregados com vídeos de música K-pop e doramas.

A irmã do líder norte-coreano Kim Jong-Un, Kim Yo-Jong alegou – através de um comunicado na mídia estatal KCNA – que Seul, capital da Coreia do Sul, era “vergonhosa e descarada” por criticar os balões enquanto defende a liberdade de expressão de seus cidadãos.

Um alerta foi emitido para moradores que vivem em regiões de fronteira. Segundo o governo da Coreia do Sul, alguns balões conseguiram chegar a uma província no sudoeste do país.

Lixo e papeis que estavam dentro de um balão que teria sido enviado pela Coreia do Norte. – Foto: Yonhap News Agency

Os militares sul-coreanos afirmaram que encontraram resíduos como garrafas de plástico, baterias, peças de sapato e fezes.

“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.

As autoridades da Coreia do Sul pediram aos moradores que não se aproximem dos balões enviados pelo Norte e classificou a atitude como “desumana” e “vulgar”.

Publicidade

Leia mais

Trio envolvido em homicídio qualificado e ocultação de cadáver é preso em Urucurituba

Lucyana Gadelha

Criança de 4 anos morre afogada durante o próprio aniversário no interior de São Paulo

Júlia Maciel

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 10 milhões

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais