Rede MLC
Polícia

Coronéis da PM de Rondônia são alvos da PF em ação contra fraude em locação de viaturas

Os veículos locados não atendiam às especificações contratuais e não possuíam itens básicos de uma viatura policial - Foto: Divulgação
Publicidade

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em endereços ligados à empresa contratada e aos investigados em Porto Velho e Belém.

Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC) do Ministério Público de Rondônia, deflagrou a Operação Bem-Hur. A investigação tem como foco apurar possíveis fraudes em um contrato de locação de veículos firmado em 2021 pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC). 

O contrato visava atender às Polícias Civil, Militar, Técnico-Científica e o Corpo de Bombeiros Militar do estado. 

Os alvos da operação incluem o coronel da Polícia Militar Paulo Henrique da Silva Barbosa e o ex-secretário de Segurança Pública, Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, ambos citados nos mandados de busca e apreensão executados nesta manhã.

BEN-HUR: PF e MP fazem operação contra fraude em locação de viaturas da polícia em RO – Foto: Divulgação/PF

Segundo as investigações, o processo de contratação apresenta graves irregularidades. Entre elas, destaca-se a ausência de licitação pública e as acusações de conluio entre gestores da SESDEC e representantes da empresa contratada.

A purificação também investiga supostas irregularidades na adesão de uma ata de registro de preços do Estado do Maranhão, realizada sem a devida publicidade e em prejuízo ao caráter competitivo do certame.

Além disso, os veículos locados não atendiam às critérios contratuais, faltando itens essenciais para o uso policial, como giroflex, sirene e rádio. O contrato, que inicialmente deveria durar apenas um ano, foi prorrogada várias vezes, resultando no pagamento de cerca de R$ 33 milhões.

No total, foram cumpridos nove mandatos de busca e apreensão em Porto Velho (RO) e Belém (PA), em endereços ligados à empresa contratada e aos investigados. A operação também conta com o apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, responsável pela análise dos documentos e materiais recolhidos.

 

Publicidade

Leia mais

Ministro Flávio Dino libera pagamento de emendas parlamentares; entenda

Indra Miranda

Colombiana é resgatada de cativeiro e dupla de sequestradores é presa na rodovia AM-010

Lucyana Gadelha

Homem é morto por moradores após agredir a esposa em Borba, no Amazonas

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais