Rede MLC
News

Corpos de pai e filha são encontrados após soterramento de casas em Manaus

As operações de resgate começaram no final da manhã e mobilizaram equipes até o início da noite. - Foto: Catiane Moura/Rede Amazônica
Publicidade

Família foi soterrada após deslizamento de terra atingir casas em Manaus.

Após quase dez horas de buscas, equipes de resgate localizaram, na noite deste domingo (19), os corpos de Jeferson Araújo, de 30 anos, e da filha, Ester Amorim, de 8 anos. Ambos estavam soterrados nos escombros da casa onde viviam, no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A residência foi atingida por um deslizamento de terra, causado pelas fortes chuvas, que também destruiu outro imóvel na área.

As operações de resgate começaram no final da manhã e mobilizaram equipes até o início da noite. Segundo José Mendes, diretor de operações da Defesa Civil Municipal, pai e filha foram localizados juntos nos escombros.

Estavam abraçados! O barraco deslizou completamente devido às fortes chuvas. O que sabemos é que houve uma ligação irregular de água, o que, com as chuvas intensas, causou tudo isso”, afirmou Mendes.

A tragédia deixou outros dois integrantes da família feridos: Jhuliana Amorim, de 27 anos, companheira de Jeferson e mãe de Ester, e o irmão, Mateus Amorim, de 16 anos.

Jhuliana sofreu a amputação da perna direita e está internada no Hospital Platão Araújo, enquanto Mateus está recebendo atendimento no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. O estado de saúde dos dois ainda não foi atualizado, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção dos corpos de Jeferson e Ester.

O desastre ocorreu após a intensa chuva que atingiu a capital desde a noite de sábado (18). – Foto: Rede Amazônica

Deslizamento

Quatro pessoas de uma mesma família foram soterradas após um deslizamento de terra atingir duas casas no bairro Redenção, na manhã deste domingo (19). O desastre ocorreu após a intensa chuva que atingiu a capital desde a noite de sábado (18).

Durante visita ao local, o vice-prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, afirmou que o deslizamento foi provocado por uma infiltração decorrente de uma ligação clandestina de água na área.

“Hoje, o que ocorreu não foi causado apenas pela ocupação irregular da área. Houve também uma ligação clandestina de água na rua de cima, que provocou uma infiltração significativa e levou ao desmoronamento sobre as casas. Não foi apenas a erosão, mas sim essa ligação irregular que causou o desastre. Já temos as imagens da Defesa Civil e vamos aguardar o laudo oficial”, explicou o vice-prefeito.

De acordo com a Defesa Civil, o terreno onde ocorreu o deslizamento é considerado de alto risco, e a infiltração agravou a instabilidade da encosta.

Moradores afirmaram que os vazamentos na rede clandestina já eram um problema conhecido, mas nenhuma providência havia sido tomada.

Além da família soterrada, o deslizamento de terra deixou outras pessoas feridas. – Foto: Patrick Marques/g1 AM

Outras vítimas 

Além da família diretamente impactada, outras pessoas ficaram feridas no incidente. Conforme a SES-AM, até a tarde de domingo (19), quatro vítimas haviam sido atendidas em unidades de saúde:

  • Uma adolescente de 13 anos, tratada no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, recebeu alta após consulta e exames.
  • Um menino de 6 anos foi transferido do SPA José Lins para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, onde permanece internado.
  • Um jovem de 19 anos está em observação no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

As autoridades seguem monitorando a área afetada e investigando as causas do desastre para evitar novas ocorrências.

Publicidade

Leia mais

Incêndio em hotel de estação de esqui na Turquia deixa 66 mortos e 51 feridos

Lucyana Gadelha

Interdições em ruas e avenidas de Manaus iniciam nesta terça-feira (21)

Lucyana Gadelha

China executa autor de atropelamento que deixou 35 mortos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais