Confia a história das listras e como elas chegaram ao guarda-roupas moderno.
Sendo uma das estampas mais tradicionais que existem tem uma história longa e muito antiga, simbolizando muitas coisas diferentes com o passar do tempo e acabando por se tornar parte do guarda-roupa de muitas pessoas, as listras surgiram na idade média.
Naquela época, a estampa listrada era mal vista por ser utilizada por pessoas a margem da sociedade. Este padrão de estampa estava presente nas roupas de prostitutas, palhaços, artistas, prisioneiros e também de carrascos, sendo diretamente relacionada a pobreza.
Entre a idade média e a idade moderna, essa conotação negativa foi aos poucos se perdendo, principalmente quando as listras foram adotadas pela aristocracia, sendo utilizadas no sentido vertical, enquanto as listras horizontais eram usadas pelos serviçais.
Com o passar do anos, as listras foram incorporadas ao uniforme da marinha francesa, momento importante para a quebra dos paradigmas em relação a essa estampa.
A criação da camisa bretã, simbolizando as 21 vitórias de Napoleão, terminou virando algo fashion quando Coco Chanel se inspirou nos uniformes militares para criar o famoso conjunto de blusa e terninho chamado twinset.
Leia Mais: Corte & Recorte Personalidades: Coco Chanel
Nos anos 50, personalidades como Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e Audrey Hepburn deram um charme a mais ao padrão listrado no guarda roupa feminino, ajudando a popular ainda mais a estampa, passando por movimentos sociais e bandas de rock posteriormente.