Rede MLC
POP

Corte & Recorte Personalidades: Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent, que recebeu o apelido de Pequeno Príncipe da Moda - Foto: Reprodução/Meg Lifestyle
Publicidade

Conheça a figura inspiradora que fundou essa grife.

Um dos grandes nomes da alta costura vestiu mulheres na busca por igualdade e deu início a uma das eras mais importantes do mundo da moda: com um legado de mais de 60 anos, sendo o criador do terninho feminino e o nome que popularizou o prêt-à-porter, Yves Saint Laurent é o nome em destaque hoje no Corte & Recorte Personalidades.

Nascido na Argélia e criado na França, Yves Saint Laurent mostrava afinidade pela moda desde criança. Aos 12 anos, ele era um menino introspectivo que gostava de ler, desenhar e principalmente de revistas de moda.

Foi em uma dessas revistas que Saint Laurent encontrou um edital para o concurso anual de moda da Secrétariat International de la laine em Paris. Aos 17 anos, ele resolveu se inscrever e recebeu o 3º lugar na categoria de vestidos, sendo aprovado por um júri composto por respeitados couturiers, como Hubert de Givenchy e Christian Dior.

Nessa mesma ocasião, o jovem Saint Laurent conheceu Michel de Brunhoff, editor-chefe da Vogue Paris, quem o encorajou a continuar criando moda enquanto terminava o colégio e manteve o contato, enviando desenhos e compartilhando as suas ideias.

Após completar os estudos, ele ingressou na École de la Chambre Syndicale de la Haute Couture (Escola do Sindicato de Alta Costura) em Paris. No ano de 1955, Saint Laurent presenteou Brunhoff com 50 esboços de autoria própria, o que acabou chamando atenção de Christian Dior, que imediatamente o contratou.

Após o falecimento de Christian Dior, em 1957, Yves Saint Laurent assumiu a diretoria criativa da grife, onde permaneceu até 1960, quando retornou a Argélia após ser convocado para servir ao exército. 

Em 61, de volta a França e contando com o apoio do empresário a Pierre Bergé, a Maison YSL finalmente foi fundada. Algumas criações do estilista fazem parte do guarda-roupa de milhares de mulheres ainda hoje: a bota de cano alto, o trench coat, o terninho e o smoking feminino são os maiores exemplos.

Os anos que sucederam o lançamento da YSL foram marcados por muitos desfiles, capas de revistas, momentos históricos, onde Saint Laurent se consagrou, ficando conhecido pela sofisticação, praticidade e criatividade.

Assim, a Maison YSL foi considerada como uma das principais e únicas referências por quase quatro décadas na mão do estilista francês, que também ficou conhecida por lançar outros produtos como bolsas, sapatos e perfumes.

Yves Saint Laurent faleceu em 2008, em Paris, aos 71 anos, deixando um legado que ajudou na libertação feminina, revolucionando o mundo fashion ao dar poder e feminilidade às mulheres por meio da moda, criando peças que refletiram a apropriação dos códigos da vestimenta masculina para o guarda-roupa feminino, em um ponto decisivo na história da moda.

Publicidade

Leia mais

“O Poço 2”, sequência de terror de sucesso, chega ao streaming nesta sexta-feira (4)

Lucyana Gadelha

Caso Diddy: saiba como eram as festas do rapper

Indra Miranda

John Ashton, ator de “Um Tira da Pesada”, morre aos 76 anos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais