Rede MLC
Colunistas

Creatina: benefícios e cuidados para diferentes populações

Este composto natural, presente em alimentos como carne e peixe, também pode ser sintetizado pelo corpo humano. - Foto: Shutterstock
Publicidade

Conhecida por melhorar o desempenho físico e a saúde muscular, o uso da creatina vem sendo amplamente indicado por especialistas.

A creatina é um suplemento conhecido principalmente entre atletas e entusiastas fitness, mas seu uso está ganhando relevância também entre idosos e até pacientes com câncer.

Este composto natural, presente em alimentos como carne e peixe, também pode ser sintetizado pelo corpo humano. Conhecida por melhorar o desempenho físico e a saúde muscular, o uso da creatina vem sendo amplamente indicado por especialistas.

 Benefícios Comprovados

  • Desempenho Esportivo:

Diversos estudos apontam que a suplementação com creatina pode aumentar a força muscular, a massa corporal magra e a performance em atividades de alta intensidade.

Segundo uma meta-análise publicada no Journal of Strength and Conditioning Research, a creatina é um dos suplementos mais eficazes para a melhora de desempenho em exercícios anaeróbicos.

  • Ganho de Massa Muscular:

Pesquisas indicam que a creatina pode promover o ganho de massa muscular, especialmente quando combinada com exercícios de resistência.

Um estudo de revisão publicado na Sports Medicine, destacou que a creatina é particularmente eficaz para aumentar a hipertrofia muscular, tanto em jovens como em adultos.

  • Recuperação Muscular:

A creatina também pode acelerar a recuperação pós-treino, reduzindo danos musculares e inflamações. Um estudo publicado no American Journal of Physiology, sugere que a suplementação pode reduzir marcadores de lesão muscular e inflamação após exercícios extenuantes.

Creatina em idosos e pacientes com câncer

Em um estudo de revisão publicado no Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, indicou que o uso de creatina combinada com exercícios de resistência, melhora significativamente a força e a massa muscular em idosos. Além disso, há indícios de que seu uso pode beneficiar a função cognitiva.

Em pacientes com câncer, a creatina pode ser útil no combate à caquexia, uma síndrome caracterizada pela perda de peso e massa muscular. Estudos sugerem seu uso pode melhorar a força muscular e a qualidade de vida desses pacientes.

Cuidados e Recomendações

Embora a creatina seja considerada segura para a maioria das pessoas, é importante destacar que o consumo excessivo pode causar efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal e retenção de líquidos, por isso, seu uso deve ser realizado sob orientação de um profissional médico ou nutricionista.

 

Texto por Aline Bastos, nutricionista clínica especialista em nutrição oncológica.

CRN7688

Publicidade

Leia mais

Psyllium: fibra natural que pode auxiliar na saúde e emagrecimento

Aline Bastos

Alimentação rica em fibras e proteínas: abordagem eficaz para o emagrecimento

Aline Bastos

Riscos das restrições alimentares durante o tratamento oncológico

Aline Bastos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais