Manaus lidera ranking com 142 registros no aplicativo pardal
Desde o início da propaganda eleitoral, em 16 de agosto, o estado do Amazonas já registra 307 denúncias de irregularidades registradas no aplicativo Pardal, uma ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral para o envio de reclamações diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério Público.
Manaus liderou o número de denúncias com 142 registros, seguida por Parintins (28), Manacapuru (14) e Nova Olinda do Norte (13).
A maior parte das denúncias no estado envolve candidatos a vereador, com 165 registros, seguidos por candidatos a prefeito (76) e vice-prefeito (6). Além disso, 60 denúncias estão relacionadas a partidos ou coligações.
O Pardal permite que os cidadãos denunciem desde propaganda antecipada até outras irregularidades, como compra de votos e uso indevido de materiais de campanha.
O aplicativo Pardal permite que qualquer cidadão denuncie possíveis crimes eleitorais de forma simples e prática. O denunciante precisa se autenticar usando o Gov.br ou o e-Título, preencher os detalhes da ocorrência e pode acompanhar o status das denúncias feitas.
Com mais de 34 mil denúncias registradas em todo o Brasil até o momento, o Pardal tem se consolidado como uma importante ferramenta para garantir maior transparência e fiscalização das eleições.
Municípios com mais denúncias
Além de Manaus, outras cidades do Amazonas também estão no radar das irregularidades. Iranduba e Maués contabilizaram 9 denúncias cada, assim como Boca do Acre e Eirunepé. Itacoatiara aparece com 8 denúncias, enquanto Jutaí teve 7.
Outras cidades como Alvarães, Careiro, Guajará e Pauini registraram entre 4 e 5 denúncias cada.
Veja a lista completa das cidades com mais denúncias:
- Manaus: 142 denúncias;
- Parintins: 28;
- Manacapuru: 14;
- Nova Olinda do Norte: 13;
- Iranduba, Maués, Boca do Acre, Eirunepé: 9 cada;
- Itacoatiara: 8;
- Jutaí: 7;
- Alvarães, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Careiro, Codajás, Guajará, Pauini: entre 4 e 5 denúncias cada;
- Outras cidades como Amaturá, Apuí, Atalaia do Norte, Barcelos, Borba, Fonte Boa, Humaitá, Lábrea, Novo Airão, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Uarini e Urucurituba: entre 1 a 3 denúncias.