Rede MLC
News

Cresce o número de denúncias de irregularidades eleitorais no Amazonas

Ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral permite a eleitores denunciar crimes eleitorais e irregularidades - Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

 Manaus lidera ranking com 142 registros no aplicativo pardal

Desde o início da propaganda eleitoral, em 16 de agosto, o estado do Amazonas já registra 307 denúncias de irregularidades registradas no aplicativo Pardal, uma ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral para o envio de reclamações diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério Público.

Manaus liderou o número de denúncias com 142 registros, seguida por Parintins (28), Manacapuru (14) e Nova Olinda do Norte (13).

Publicidade

A maior parte das denúncias no estado envolve candidatos a vereador, com 165 registros, seguidos por candidatos a prefeito (76) e vice-prefeito (6). Além disso, 60 denúncias estão relacionadas a partidos ou coligações.

O Pardal permite que os cidadãos denunciem desde propaganda antecipada até outras irregularidades, como compra de votos e uso indevido de materiais de campanha.

Aplicativo Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral – Foto: Divulgação

O aplicativo Pardal permite que qualquer cidadão denuncie possíveis crimes eleitorais de forma simples e prática. O denunciante precisa se autenticar usando o Gov.br ou o e-Título, preencher os detalhes da ocorrência e pode acompanhar o status das denúncias feitas.

Com mais de 34 mil denúncias registradas em todo o Brasil até o momento, o Pardal tem se consolidado como uma importante ferramenta para garantir maior transparência e fiscalização das eleições.

Municípios com mais denúncias

Além de Manaus, outras cidades do Amazonas também estão no radar das irregularidades. Iranduba e Maués contabilizaram 9 denúncias cada, assim como Boca do Acre e Eirunepé. Itacoatiara aparece com 8 denúncias, enquanto Jutaí teve 7.

Outras cidades como Alvarães, Careiro, Guajará e Pauini registraram entre 4 e 5 denúncias cada.

Veja a lista completa das cidades com mais denúncias:

  • Manaus: 142 denúncias;
  • Parintins: 28;
  • Manacapuru: 14;
  • Nova Olinda do Norte: 13;
  • Iranduba, Maués, Boca do Acre, Eirunepé: 9 cada;
  • Itacoatiara: 8;
  • Jutaí: 7;
  • Alvarães, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Careiro, Codajás, Guajará, Pauini: entre 4 e 5 denúncias cada;
  • Outras cidades como Amaturá, Apuí, Atalaia do Norte, Barcelos, Borba, Fonte Boa, Humaitá, Lábrea, Novo Airão, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Uarini e Urucurituba: entre 1 a 3 denúncias.

 

Publicidade

Leia mais

Corredor de 70 anos morre após completar meia maratona em Manaus

Lucyana Gadelha

Katy Perry e equipe feminina fazem história em voo espacial da Blue Origin

Lucyana Gadelha

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência para tratar obstrução intestinal em Brasília

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais