A expectativa é que Datena assuma um novo programa em janeiro de 2025, focado no entretenimento.
Nessa quarta-feira (30), foi anunciado que José Luiz Datena não voltará a comandar o Brasil Urgente, exibido pela Band e que o consagrou no jornalismo policial ao longo de mais de duas décadas. Quem deve substituir o jornalista é o filho dele, Joel Datena.
A decisão foi definida em reunião recente, confirmada pela assessoria da Band ao Estadão. Mesmo deixando o cargo, o apresentador permanece na emissora, com contrato renovado por mais dois anos.
A expectativa é que Datena assuma um novo programa em janeiro de 2025, focado no entretenimento, formato que ele já havia demonstrado interesse anteriormente.
Datena se afastou do Brasil Urgente em junho deste ano para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PSDB. A campanha, que o colocou em quinto lugar com menos de 2% dos votos, também foi marcada por episódios polêmicos, como o incidente em que uma cadeira foi atirada por Datena contra o também candidato Pablo Marçal durante um debate.
Desde a saída de Datena para concorrer ao cargo, o filho dele, Joel Datena, assumiu o comando do programa, posição que deve manter com a efetivação pela substituição.
Essa mudança na grade da Band não é a primeira tentativa de Datena de migrar para o entretenimento. Em outras oportunidades, ele apresentou programas como Quem Fica em Pé (2012-2013) e Agora é Com Datena (2018), embora essas iniciativas tenham durado pouco.
Confira o comunicado na íntegra:
A Band tem um enorme carinho pelo apresentador José Luiz Datena e reforça os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos.
Em comum acordo, o comunicador deixa a apresentação do Brasil Urgente, atração que comandou com maestria e grande audiência e que agora segue com seu filho Joel Datena. Para 2025, a emissora já discute com José Luiz Datena a criação de projetos no entretenimento, área em que já atuou com sucesso.