Além dos órgãos de proteção e defesa civil estadual e municipal, representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Infraestrutura também participaram da visita técnica.
A Defesa Civil do Amazonas enviou, nesta quinta-feira (10), uma equipe técnica ao município de Autazes para fazer uma avaliação detalhada das condições geológicas do porto local. A ação foi motivada após uma vistoria realizada na última terça-feira (08), que identificou uma fissura geológica.
Durante a inspeção, os especialistas identificaram possíveis riscos de deslizamentos que comprometem a segurança e as operações no local: a fissura encontrada tinha aproximadamente 350 metros de extensão e 15 cm de espessura na estrutura portuária e solicitou uma análise mais robusta.
“Diante dos riscos observados, nossa equipe técnica recomendou que parte do Porto de Autazes seja isolada, sinalizada e interditada provisoriamente pelas autoridades do município, pelo menos até a conclusão do laudo técnico”, comentou o chefe do Departamento de Engenharia da Defesa Civil, subtenente Alessandro Silva.
Além disso, ainda segundo o subtenente, os barcos ancorados próximos ao perímetro da fissura serão retirados e a área de embarque e desembarque do porto será deslocada para outro local, que ainda não foi divulgado.
A interdição acontece pouco menos de uma semana depois do incidente no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, onde um homem de 30 anos e uma criança de 6 morreram por conta de um deslizamento, que deixou outras 10 pessoas feridas.