Apesar da promessa de modernização e eficiência, a realidade enfrentada pelos cidadãos é bem diferente.
Desde o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amazonas, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), surgiram diversas denúncias de dificuldades no agendamento e retirada do documento.
O processo, iniciado em abril de 2023, cumpre o Decreto nº 10.977/2022 e adota o número de inscrição no CPF como registro geral, único e válido em todo o país, com validações biográficas e biométricas antes da emissão.
Apesar da promessa de modernização e eficiência, a realidade enfrentada pelos cidadãos é bem diferente.
A Rede MLC recebeu diversas denúncias sobre a dificuldade de agendamento para a emissão do novo RG. Entre as reclamações, estão a falta de vagas disponíveis e a instabilidade do sistema de agendamento online.
Um dos relatos mais preocupantes veio de uma cidadã que conseguiu agendar, mas teve seu atendimento interrompido devido à queda do sistema, o que a obrigou a retornar no dia seguinte. Para ela, a repetição da ausência no trabalho para resolver o problema gerou complicações com o empregador.
Outro depoimento foi da nutricionista Aline Bastos, que descreveu a frustração com o sistema de agendamento:
“Minha maior dificuldade é com o sistema que nunca aparece data disponível em Manaus. No PAC, os funcionários pedem para acessar às 17h, que é mais fácil, mas não adianta. De madrugada o sistema fica fora do ar. E quando tem vaga, é para outros municípios”, lamentou Aline.
Em resposta às denúncias, a SSP-AM afirmou em nota à Rede MLC que o processo de agendamento ocorre normalmente e que as vagas são liberadas todas as sextas-feiras pela manhã.
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) informa que o processo de agendamento para solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ocorre normalmente e é liberado toda sexta-feira, no período da manhã”, relatou em nota.
A Secretaria destacou que, além do agendamento online, são realizados mutirões de atendimento semanalmente para facilitar o acesso ao serviço. No entanto, a SSP-AM não respondeu às demandas sobre a instabilidade do sistema e a ausência frequente de vagas.
O que dizem os cidadãos?
Apesar das afirmações da SSP-AM, os relatos de dificuldades persistem. Naiane Cavalcante, auxiliar de produção, compartilhou uma experiência positiva no agendamento, que ocorreu de um dia para o outro, mas relatou uma longa espera para a retirada do documento:
“Agora, para fazer a retirada da nova identidade, foi o que mais demorou, entre 2 a 3 meses”, relatou Naiane.
Enquanto a SSP-AM destaca que o agendamento pode ser feito no site oficial (https://cinam.ssp.am.gov.br) e que o documento também pode ser acessado digitalmente pela plataforma Gov.br, o sistema continua sendo alvo de críticas pela falta de clareza e eficiência.