Rede MLC
Cultura

“Desentupidor” é selecionado para Festival Olhar do Norte

Publicidade

O curta-metragem faz parte da Mostra Amazônia que reúne produções de sete estados diferentes

 

O curta-metragem “Desentupidor” fará parte da Mostra Amazônia da 5ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Com entrada gratuita, a exibição será na próxima quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 17h no Teatro Amazonas.

Selecionado para a Mostra Amazônia, o curta também é um dos indicados para os prêmios de Melhor Filme do Júri e do Público, Melhor Filme, Atuação, Roteiro, Direção, Fotografia, Direção de Arte e Som.

A votação popular acontece após a Mostra 3 no próprio Teatro Amazonas. De acordo com o diretor Jimmy Christian, “Desentupidor” traz ao público uma Manaus de antigamente que promete uma identificação com os amazonenses. “O filme tem nuances de drama e comédia, acredito que isso ajude a cativar o público. Também sensibiliza com imagens reais e atuais da situação de muitas famílias que vivem na periferia de Manaus”, ressalta.

O Desentupidor estará disponível na plataforma @esonoraplay por 24h um dia após sua exibição no Teatro Amazonas. Acesse sonoraplay.net para assistir. Além da exibição, a programação do Festival também vai propor uma roda de conversa e debate sobre o filme, no dia 25 às 13h no Palácio da Justiça, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901 – Centro. A cerimônia de premiação também será no dia 25 a partir das 22h, no Teatro Amazonas.

Sobre o Desentupidor

Inspirado no conto “Desentupidor de Fossas” da escritora Márcia Antonelli, foi produzido e dirigido por Jimmy Christian (Zico, O Jabuti é Opala: Conexão Amazônia).

As produtoras Artecontemporaneapura Films (Fogo no Cerrado, Bodó com Farinha e o talk-show Literatura da Gente), La Xunga Produções e Picote Produções (Entre O Rio e A Floresta, Raízes Arqueológicas, Pajelança) cuidaram da realização e produção.

Na comunidade Rio Solimões 2, localizada no bairro Tarumã, Zona Oeste da cidade, ocorreu a maior parte das locações porque representa a latente realidade enfrentada pela população manauara quanto à necessidade de saneamento básico desde a década de 1980 até os dias atuais.

Sinopse

Fétidos esgotos a céu aberto e fossas coletivas ambientam o cenário de uma antiga profissão no ramo do saneamento básico. A trama narra a história de Raimundo Perfumado interpretado por Marcos Ney (Como Explodir Caixas Eletrônicos).

Um desentupidor de fossas numa embrionária Manaus, sob o ponto de vista de Mário Augusto (Rhuann Gabriel), um garoto esperto e sensível criado por sua mãe Dona Eunice. Além da falta de sorte na vida, Raimundo encara o expediente de trabalho regado a muita cachaça até que uma tragédia acontece.

Elenco

Marcos Ney – Raimundo Perfumado
Daniele Coimbra – Eunice
Rhuann Gabriel – Mário Augusto
Evandro Menezes – Defunto
Max Caracol – Zé Arigó
Rômulo Moreira – Sgt. Moreira
José Pollari – Delegado
Joel Cascaes – Jegue

Ficha Técnica

Direção – Jimmy Christian e André Cunha
Produção Geral – Max Caracol
Produção Executiva – Jimmy Christian
Assistente de Produção – Izabelly Maria
Drone – Orlando Jr. / La Xunga
Captação de imagens – Rafael Matsuda
Áudio direto – Lucas Carvalho
Direção de arte e maquiagem – Villy Gouveia
Fotografia/Still – Márcio Barroso
Making Of – Kenny Oliveira
Locações – Ney Metal
Assessoria de Comunicação: Renata Paula

Publicidade

Leia mais

Circuito Natalino estreia com espetáculos gratuitos em Manaus

Indra Miranda

Parada Natalina acontece nesta quarta-feira (20) na Ponta Negra

Lucyana Gadelha

Quarta edição de “O Mundo Encantado do Natal” tem atrações divulgadas

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais