Muitas famílias tiveram que deixar suas casas às pressas, mas algumas pessoas não conseguiram e desapareceram no desbarrancamento
Um deslizamento de terra engoliu casas, igrejas e comércios e deixou mortos no sábado (30). O barranco cedeu na Comunidade Arumã, nas proximidades do município de Beruri, interior do Amazonas.
Segundos os moradores, a terra começou a ceder por volta das 17h00 e arrastou ruas e imóveis para dentro do rio. Muitas famílias tiveram que deixar suas casas às pressas, mas algumas pessoas não conseguiram e desapareceram no desbarrancamento.
Em nota, a Prefeitura de Beruri confirmou as mortes, mas não informou quantas pessoas perderam a vida na tragédia.
“A Prefeitura Municipal de Beruri lamenta profundamente a tragédia ocorrida na comunidade do Arumã. Expressamos nossas sinceras condolências às famílias enlutadas”.
O luto oficial de três dias foi declarado pela prefeitura, que também afirmou que já está prestando todo o apoio necessário às famílias das vítimas e aos sobreviventes.
“Neste momento de imensa dor, é importante que todos nós nos unamos como uma comunidade, oferecendo nosso apoio e amparo às famílias das vítimas e aos sobreviventes. Todos os recursos necessários para oferecer todo o suporte necessário, seja psicológico, material ou estrutural, buscando amenizar as consequências deste triste episódio”, diz em outro trecho da nota.
As causas do desbarrancamento ainda são desconhecidas, mas técnicos já estão trabalhando para identificá-las e para criar mecanismos a fim de impedir que a tragédia se repita.