Rede MLC
Saúde

Dezembro vermelho: Especialista em HIV/AIDS é destaque no “Deixa Que Eu Pergunto” 

Ação Dezembro Vermelho será voltada ao combate do HIV/Aids — Foto: Divulgação
Publicidade

O especialista destacou que muitas pessoas portadoras do HIV não apresentam sintomas.

Na última sexta-feira (6), no podcast Deixa Que Eu Pergunto, da Rede MLC, trouxe uma entrevista especial em alusão ao dezembro vermelho, campanha de conscientização sobre a preveção e o tratamento do HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A apresentadora Márcia Lasmar conversou com o Dr. Nelson Barbosa, especialista em doenças infecciosas.

Durante o episódio, Dr. Nelson explicou as diferenças entre HIV e AIDS, os avanços no tratamento e os desafios na prevenção da doença.

“O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, enquanto a AIDS é a doença que surge devido à imunodeficiência causada por esse vírus”, ressaltou Nelson.

Dr. Nelson Barbosa, especialista em doenças infecciosas — Foto: Clóvis Haniel / Rede MLC

O especialista ainda destacou que muitas pessoas portadoras do HIV não apresentam sintomas.

“Hoje, suspeita-se que temos mais de 1 milhão de pessoas vivendo com HIV no Brasil, mas entre 100 mil e 200 mil não sabem disso porque nunca fizeram um teste”, explicou.

Apesar dos avanços, o estigma social ainda representa um grande obstáculo. Segundo o Dr. Nelson, muitas pessoas evitam fazer o teste ou buscar tratamento por medo de preconceito. Ele reforçou a necessidade de campanhas contínuas de conscientização, não apenas em datas específicas, como o 1º de dezembro ou o Carnaval.

Avanços no tratamento e prevenção do HIV

Dr. Nelson destacou como a medicina evoluiu para transformar o HIV em uma condição crônica, com pacientes hoje podendo tomar apenas um comprimido diário para manter a carga viral indetectável. 

Naquela época, os pacientes tomavam até 18 comprimidos por dia. Hoje, a maioria pode controlar o HIV com apenas um ou dois comprimidos diários”, explicou o doutor.

Segundo o especialista, uma das inovações foi a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma estratégia que oferece proteção efetiva contra o HIV quando tomada regularmente.

A apresentadora Márcia Lasmar conversou com o Dr. Nelson Barbosa, especialista em doenças infecciosas — Foto: Clóvis Haniel / Rede MLC

O Dr. Nelson Barbosa também mencionou um marco importante: “Se a carga viral de uma pessoa for indetectável por seis meses consecutivos, ela pode manter relações sexuais sem risco de transmitir o vírus”.

O médico também ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do início imediato do tratamento ao detectar a infecção.

Prevenção: uma responsabilidade constante

A conversa trouxe um alerta sobre a negligência no uso de preservativos. Márcia e Dr. Nelson discutiram casos que evidenciam como algumas pessoas ainda ignoram os riscos de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, gonorreia e sífilis.

Márcia Lasmar abordou um incidente recente em que órgãos transplantados foram contaminados pelo HIV devido à negligência em exames laboratoriais. Dr. Nelson enfatizou a importância de rigorosos protocolos de segurança para prevenir situações semelhantes e proteger a saúde pública.

Sobre a prevenção, o especialista destacou a importância de campanhas contínuas.

“Nós só vemos campanhas de prevenção de HIV em novembro, dezembro ou no carnaval. A prevenção deve ser constante, todos os meses do ano”, ressaltou Dr. Nelson.

O especialista concluiu com um apelo para que todos façam o teste regularmente, disponível gratuitamente no SUS, e adotem práticas seguras para proteger a si mesmos e aos outros.

O episódio completo do podcast está disponível na playlist do Deixa que eu pergunto na Rede MLC, confira!

Publicidade

Leia mais

Super Nova Era sedia novo evento de adoção de animais nesta quinta-feira (12)

Lucyana Gadelha

Doença desconhecida no Congo coloca crianças e desnutridos em risco, diz OMS

Indra Miranda

Barco hospital é entregue para reforçar a assistência médica no interior do Amazonas

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais