Rede MLC
Geral

“Dia da mentira”: por que se comemora em 1º de abril?

No Brasil, a tradição de pregar peças por conta do Dia da Mentira foi introduzida em 1828. - Arte: Rede MLC
Publicidade

Uma das teorias mais aceitas é de que a data surgiu a partir de uma mudança de calendário no século 16, na França.

O dia 1º de abril é conhecido em muitos países com o Dia da Mentira. Além das brincadeiras e pegadinhas entre amigos, marcas e veículos de comunicação também aproveitam a data para pregar peças. Mas por que o dia ficou marcado desta forma?

Apesar dos historiadores não terem certeza de como o Dia da Mentira começou, uma das teorias mais aceitas é de que a data surgiu a partir de uma mudança de calendário no século 16, na França.

França

No calendário Juliano, o Ano Novo era comemorado a partir do dia 25 de março, início da primavera no Hemisfério Norte, até o dia 1º de abril. No entanto, no século 16, o calendário foi substituído pelo calendário Gregoriano. A alteração teria ocorrido a partir de agosto de 1564, quando foi promulgada pelo rei francês Carlos IV.

Com essa alteração, o ano se iniciaria em 1º de janeiro e estaria dividido em 12 meses (ou 365 dias), contendo quatro estações distribuídas e seguindo o movimento da Terra em relação ao Sol, como é atualmente.

Uma parte da população francesa se recusou a aceitar que o Ano Novo não começaria mais na Páscoa e, insatisfeita com a mudança, teria decidido não seguir a nova ordem e mantiveram a festa como era antes.

Essa teimosia os transformou em alvo de zombaria por parte do restante da sociedade, que passou a rotulá-los de “tolos de abril” e chamá-los para festas inexistentes de Ano Novo para caçoar da celebração.

Assim, o dia se transformou no Dia dos Bobos, ou Dia dos Tolos. Essa tradição teria se espalhado pelo mundo e dado origem ao famoso “Dia da Mentira”.

Na França, a pessoa enganada é chamada de poisson d’avril (ou “peixe de abril”), em comparação a um peixe jovem que, logo, é mais fácil de se capturar.

Brasil

No Brasil, a tradição de pregar peças por conta do Dia da Mentira foi introduzida em 1828.

A ideia de mentir como uma brincadeira iniciou com o jornal impresso mineiro “A Mentira” que, em sua primeira edição, publicou sobre a morte de Dom Pedro 1º na capa, justamente em 1º de abril.

No entanto, Dom Pedro 1º só faleceu muitos anos depois, em 24 de setembro de 1834, em Portugal.

Outras teorias

Há lugares, no entanto, que alegam que as verdadeiras origens da data não são totalmente reconhecidas. Até porque, o Dia tem similaridades com o festival da Hilária, da Roma Antiga, realizado em 25 de março ou com a celebração do Holi, na Índia, que termina em 31 de março; comemorações que podem ter influenciado a criação da brincadeira.

Ainda existe uma teoria de que o Dia da Mentira estaria ligado à chegada da primavera, durante o equinócio, que acontece em 21 de março no Hemisfério Norte. Isso porque a mudança na estação do ano “engana” as pessoas, pois o clima deixa de ser frio gradualmente, com dias mais ou menos quentes.
Publicidade

Leia mais

Trio envolvido em homicídio qualificado e ocultação de cadáver é preso em Urucurituba

Lucyana Gadelha

Criança de 4 anos morre afogada durante o próprio aniversário no interior de São Paulo

Júlia Maciel

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 10 milhões

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais