De uma homenagem nos EUA a uma tradição mundial.
Neste domingo (11), celebramos o Dia dos Pais, uma data que honra e reconhece a importância da figura paterna na vida familiar. A origem dessa comemoração surgiu nos Estados Unidos em 1909, graças a uma ideia de Sonora Louise Smart Dodd.
Sonora, filha de um veterano da Guerra Civil Americana, foi inspirada por um sermão dedicado ao Dia das Mães e desejou criar uma data para homenagear o próprio pai.
Após a morte da esposa, o pai de Sonora criou sozinho seus seis filhos. Vendo-o como um verdadeiro herói, Sonora queria que toda essa dedicação e sacrifício fossem reconhecidos e celebrados de forma especial.
Com a ajuda de uma entidade cristã de jovens em Spokane, Washington, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial local, solicitando que a data se tornasse oficial.
Assim, o primeiro Dia dos Pais foi celebrado em 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora. A partir de então, a comemoração se espalhou pelo estado de Washington e por outras regiões dos Estados Unidos.
- Leia também: 9 de agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas
Em 1966, o Presidente Richard Nixon oficializou a data, e em 1972, o Dia dos Pais foi estabelecido como um feriado nacional, celebrado no terceiro domingo de junho.
Dia dos Pais no Brasil e em outros países
No Brasil, as primeiras celebrações do Dia dos Pais ocorreram na década de 1950.
Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh organizou um concurso para homenagear pais com o maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho.
Com grande repercussão, a data passou a ser comemorada no segundo domingo de agosto, como acontece até hoje.
Hoje, o Dia dos Pais é celebrado em datas diferentes ao redor do mundo, refletindo as tradições e histórias de cada país. Argentina, Inglaterra e Peru seguem a tradição dos Estados Unidos, comemorando no terceiro domingo de junho.
Na Itália e em Portugal, o dia é celebrado em 19 de março, em homenagem a São José, o esposo de Maria na tradição católica.
No Brasil e na África do Sul, as celebrações ocorrem no segundo domingo de agosto.