Rede MLC
Política

Dilma Rousseff critica “uso do dólar como arma” durante Cúpula dos Brics

Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento discursou na reunião desta quarta-feira (23) - Foto: Divulgação/Agência Brasil
Publicidade

 

Dilma Rousseff, reacende críticas à hegemonia do dólar nas transações globais durante a Cúpula dos Brics.

Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), destacou em discurso nessa quarta-feira (23), na Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, o que ela define como o “uso do dólar como arma” nas relações econômicas internacionais. No ano passado, Dilma argumentou que os Estados Unidos exercem a soberania da moeda do uso do dólar nas transações internacionais para barrar o crescimento de economias emergentes.

De acordo com Dilma Rousseff, os EUA aplicam avaliações aos países do Sul Global com o intuito de isolar as empresas, criando barreiras comerciais que favorecem o domínio econômico dos Estados Unidos.

Ainda em fala, Dilma classificou a expansão do grupo dos Brics como uma das principais prioridades do banco. Segundo a presidente do banco, “novos membros reforçam o papel do banco como uma plataforma de cooperação entre os países do Sul Global”.

A cúpula aprovou a entrada de 13 novos países: Turquia, Indonésia, Argélia, Bielorrússia, Cuba, Bolívia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã, Nigéria e Uganda.

Na terça-feira (22), Dilma também se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin para discutir alternativas ao dólar nas transações comerciais entre os países do bloco. A presidente do banco defendeu a criação de instrumentos financeiros que permitam maior independência em relação à moeda americana, promovendo uma nova dinâmica econômica entre os membros.

 

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais