Rede MLC
Política

Dino fixa prazo para CGU entregar auditoria de “emendas Pix” pagas entre 2020 e 2024

Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Publicidade

Novo prazo é 11 de novembro; Controladoria-Geral da União segue com missão de fiscalizar uso de emendas no “orçamento secreto”.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu o dia 11 de novembro como prazo final para que a Controladoria-Geral da União (CGU) entregue uma auditoria detalhada de todas as emendas parlamentares destinadas a ONGs e outras entidades do terceiro setor entre 2020 e 2024Dino acatou um pedido da CGU, que solicitou a extensão do prazo para concluir o trabalho.

Segundo o ministro, a CGU tem demonstrado um comprometimento com as determinações do Supremo, especialmente no combate às práticas associadas ao chamado “orçamento secreto”, declarado inconstitucional pela Corte em 2022. A decisão de Dino ocorre no contexto de dois processos que tratam da destinação de emendas parlamentares.

O primeiro aborda a distribuição de emendas de bancada e de comissão, e busca investigar a continuidade do orçamento secreto. Já o segundo processo, aberto pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), concentra-se nas chamadas “Emendas Pix”.

 

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais