Rede MLC
Saúde

Doença da urina preta: Amazonas registra mais de 100 casos em um ano

O levantamento é de 1° de julho de 2022 até o dia 31 de Julho deste ano, e tem deixado as autoridades de saúde em alerta
Publicidade

Cerca de 114 casos de doença da urina preta foram registrados em mais de um ano aqui no Amazonas . Os casos foram identificados em 10 municípios, De acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O levantamento é do dia 1° de julho de 2022 até o dia 31 de Julho deste ano e tem deixado as autoridades de saúde em alerta devido à associação dos casos ao consumo de peixe, rotina na mesa dos amazonenses.

Os municípios com casos da doença são: Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Parintins e Urucurituba.

Dentre os casos confirmados, 17% apresentavam pelo menos um fator de risco, como hipertensão e diabetes mellitus. Os pacientes tinham consumido peixes, como pacu e tambaqui, e apresentaram sintomas como mialgia, fraqueza muscular, dor no tórax, náuseas, dores no abdômen e na cervical.

O boletim da FVS-AM destaca ainda que 81% do pescado foi consumido na residência dos pacientes, sendo que 44% destes casos tinham consumido o peixe após preparo cozido.

O mesmo comunicado da Fundação aponta que, entre os casos confirmados, foi observado histórico de consumo de tipos de peixes adquiridos em diferentes estabelecimentos.

Publicidade

Leia mais

Cânceres masculinos: Um alerta no novembro azul

Indra Miranda

O Amazonas confirma mais 107 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Indra Miranda

Mais de mil casos de esporotricose humana são confirmados no Amazonas em 2024

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais