Rede MLC
Saúde

Doença desconhecida no Congo coloca crianças e desnutridos em risco, diz OMS

Doença desconhecida que causou mortes no Congo é investigada pela OMS — Foto: Denis Balibouse/Reuters
Publicidade

Especialistas foram enviados à região para investigar o surto.

Um surto misterioso na província de Kwango, no sudoeste da República Democrática do Congo, tem causado preocupação entre as autoridades de saúde. Segundo uma atualização publicada na noite de domingo (8) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 24 de outubro e 5 de dezembro, foram registrados 406 casos da doença desconhecida, resultando em 31 mortes.

Os sintomas relatados incluem febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dores no corpo. Mas a causa exata da doença permanece incerta.

Doença desconhecida que causou mortes no Congo é investigada pela OMS — Foto: Arlette Bashizi/Bloomberg/Getty Images

A área é rural e remota, com acesso ainda mais dificultado pela atual estação chuvosa”, explicou a OMS em comunicado. “Esses desafios, juntamente com os diagnósticos limitados na região, atrasaram a identificação da causa subjacente”, acrescentou.

O surto parece atingir principalmente crianças menores de cinco anos, e indivíduos gravemente desnutridos. Os casos graves estão concentrados em comunidades vulneráveis, onde a desnutrição é alarmante.

Especialistas enviados pela OMS estão investigando se mais de uma enfermidade pode estar envolvida. A malária, comum na região, é considerada um fator potencial que pode estar contribuindo para os casos.

As autoridades de saúde locais e internacionais estão em alerta, com a OMS conduzindo investigações e implementando ações emergenciais.

 

Publicidade

Leia mais

Super Nova Era sedia novo evento de adoção de animais nesta quinta-feira (12)

Lucyana Gadelha

Dezembro vermelho: Especialista em HIV/AIDS é destaque no “Deixa Que Eu Pergunto” 

Indra Miranda

Barco hospital é entregue para reforçar a assistência médica no interior do Amazonas

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais