Rede MLC
Política

Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos

Republicano retorna para um segundo mandato à frente da Casa Branca. - Foto: Reprodução
Publicidade
Publicidade

Trump toma posse como o 47º presidente dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira (20), Donald Trump assumiu oficialmente a presidência dos Estados Unidos em uma cerimônia realizada na rotunda do Capitólio, sede do Congresso norte-americano. Ao chegar ao local, Trump cumprimentou Joe Biden, o antecessor no cargo.

O juramento foi conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. Para a ocasião, Trump utilizou duas Bíblias: uma pessoal e outra histórica, a mesma usada por Abraham Lincoln na posse de 1861.

Publicidade

Devido ao rigoroso inverno que atinge Washington, com temperaturas que podem alcançar -12 °C, a cerimônia foi transferida para o interior do Capitólio, medida que não era adotada desde 1985, na segunda posse de Ronald Reagan.

Em tom otimista e ambicioso, Trump fez o primeiro discurso como novo presidente dos Estados Unidos, no qual falou de “uma era de ouro após umacrise de confiança nos EUA, revelou planos de “expandir o território” e confirmou uma série de decretos anti-imigração e protecionistas.

A agenda presidencial ainda inclui um desfile adaptado, que será realizado na arena Capital One, em vez do tradicional trajeto pelas ruas da capital. Trump e o vice-presidente JD Vance devem participar do evento.

Outros compromissos do dia incluem bailes oficiais, nos quais o presidente deverá dançar com a primeira-dama, Melania Trump, e possivelmente fazer um discurso.

Trump se muda de volta à Casa Branca novamente ao lado de Melania Trump, sua terceira esposa. – Foto: Reprodução

Chefes de Estado e líderes empresariais prestigiam a cerimônia

Vários líderes e personalidades estiveram presentes para marcar o início do mandato de Trump. Entre os convidados, estavam o ex-presidente Barack Obama e outros ex-líderes dos EUA, além de figuras internacionais como Javier Milei, presidente da Argentina, e Giorgia Meloni, da Itália.

A presença de chefes de Estado não é comum em cerimônias de posse nos EUA, mas Trump os convidou especialmente.

Também prestigiaram o evento empresários de destaque no setor de tecnologia, como Elon Musk, dono da plataforma X, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, Sundar Pichai, CEO do Google, e Jeff Bezos, fundador da Amazon, que se posicionaram atrás dos familiares de Trump durante a cerimônia.

Publicidade

Leia mais

Trump congela US$ 2,3 bilhões de Harvard em disputa por autonomia universitária

Lucyana Gadelha

Bolsonaro passa mal durante agenda pelo PL no Rio Grande do Norte e é internado

Márcia Lasmar

Crise no Ministério das Comunicações acelera reforma ministerial no governo Lula

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais