A artista foi revelada pela Companhia de Dança Garantido Show Parintins e iniciou a jornada no Boi Garantido em 2017, como Porta-Estandarte.
Na tarde desta quarta-feira (19), Edilene Tavares comunicou, durante uma reunião com a diretoria do Boi Garantido, a decisão de deixar o cargo de Rainha do Folclore. Ela seguirá desempenhando a função até março e, após esse período, assumirá o posto de assessora especial da associação folclórica.
A artista, que foi revelada pela Companhia de Dança Garantido Show Parintins, iniciou a jornada no Boi Garantido em 2017, como Porta-Estandarte. No ano seguinte, em 2018, ganhou notoriedade ao se destacar com a toada “Estandarte da Baixa”, criada especialmente para ela por Paulinho Du Sagrado.
Desde 2021, ela cativou o público com a performance como Rainha do Folclore, deixando uma marca indelével na arena. No Festival de 2024, Edilene se destacou, obtendo notas máximas nas três apresentações.
“Foram anos de entrega, paixão e amor pelo Boi da Baixa, representando com maestria a realeza popular. Sua história no Boi do Povão foi escrita com garra e superação e jamais será esquecida. […] que os novos caminhos sejam de ainda mais conquistas”, afirmou a nota emitida pelo Boi Garantido.

“O Boi Garantido e sua nação inigualável agradecem sua dedicação como item e aplaudem você de pé”, declarou o boi em nota.
De acordo com a assessoria da agremiação, Edilene continuará ligada ao Garantido até março, quando se despedirá oficialmente da função de Rainha do Folclore.
Na nova função de Assessora Especial, ela seguirá contribuindo com talento e experiência para o crescimento da história do boi, sempre com o amor que a marcou ao longo da trajetória.