O Programa Bolsa Universidade (PBU) é destinado a estudantes de famílias de baixa renda.
Nesta segunda-feira (2), o edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025 foi lançado com recorde de bolsas ofertadas, totalizando 47.680 vagas. O objetivo é ampliar ainda mais o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior, fortalecendo a educação inclusiva.
As oportunidades de acesso ao ensino superior são para 12 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, totalizando 22 unidades em toda a cidade.
O montante de vagas está distribuído nas modalidades de compensação tributária, com descontos de 100% (integral), 75% e 50% no valor da mensalidade, e voluntária (quando não há abatimento em débitos de impostos devidos).
São 1.143 bolsas com desconto de 100% (integral); 8.847 com abatimento de 75%; e 37.690 com pagamento de 50% do valor da mensalidade, para 88 cursos de nível superior, sendo 42 de bacharelado, dez de licenciatura e 36 tecnólogos.
- Leia também: Sesc oferece mais de 110 vagas para EJA presencial em Manaus
- Cetam abre inscrições para os cursos técnicos e de especialização nesta sexta-feira (29)
As vagas estão divididas entre 43.784 para ampla concorrência, 2.699 para Pessoas com Deficiência (PcDs), e 1.212 para pessoas com mais de 60 anos que queiram iniciar uma graduação.
O período de inscrições será aberto às 10h, do dia 9 de dezembro, e se estenderá até as 13h, do dia 16 de dezembro.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser brasileiro (nato ou naturalizado), residente em Manaus, com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio, e estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das IESs parceiras do programa.
A consulta ao edital está disponível no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (2) e no portal da Espi, pelo link https://www.portalespi.manaus.am.gov.br., com todas as informações necessárias para os candidatos.