Rede MLC
Eleições 2024

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (1°)

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano nas eleições municipais. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

Nas eleições de 2024, os eleitores vão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

A partir desta terça-feira (1°),  cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais, os eleitores não poderão ser presos ou detidos. A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

O Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, aponta que as exceções são para prisão em flagrante delito, em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.

Em 2024, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios. – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No caso de detenção, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

No segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro (último domingo do mês), a partir do dia 22 até 29 de outubro, os eleitores também não poderão ser presas ou detidas, com exceção dos casos citados.

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano nas eleições municipais.

Em 2024, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios. O TSE contabiliza, ainda, 58.444 vagas para vereadores.

Publicidade

Leia mais

TRE registra seis falhas em urnas eletrônicas no segundo turno das eleições em Manaus

Júlia Maciel

Ricardo Nunes (MDB) é reeleito prefeito de São Paulo

Indra Miranda

David Almeida (Avante) é reeleito prefeito de Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais