Rede MLC
Eleições 2024

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça-feira (7) para justificar

A Justiça Eleitoral trata cada turno eleitoral como uma eleição independente em relação ao comparecimento. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

A justificativa de ausência é exigida apenas para eleitores obrigados a votar.

Os eleitores que não compareceram ao segundo turno das eleições municipais de 2024 devem justificar a ausência até esta terça-feira (7). Em 27 de outubro, eleitores de 51 municípios, incluindo 15 capitais, participaram da votação para escolher os candidatos que passaram para mais um turno.

A justificativa de ausência é exigida apenas para eleitores obrigados a votar. No Brasil, o voto é compulsório para cidadãos com 18 anos ou mais e facultativo para analfabetos, pessoas com idades entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.

O prazo de 60 dias após o segundo turno também se aplica a eleitores que estavam em domicílio eleitoral, mas não votaram por motivos justificados. Nesse caso, é necessário apresentar documentação que comprove o motivo da ausência, para análise do juiz eleitoral responsável.

A Justiça Eleitoral trata cada turno eleitoral como uma eleição independente em relação ao comparecimento. Portanto, a justificativa precisa ser feita separadamente para cada turno.

Vale lembrar que o prazo para justificar a falta no primeiro turno das eleições de 2024 sem multa já se encerrou em 5 de dezembro.

Como justificar 

A justificativa pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral, por meio do aplicativo e-Título, disponível para smartphones, ou acessando os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

No app, o eleitor deve acessar a aba “Mais opções”, escolher a justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados. A solicitação será transmitida à zona eleitoral responsável e o cidadão poderá acompanhar o andamento do pedido. Após a análise, será notificado sobre a decisão.

Outra opção é justificar a ausência online, no site do TSE, por meio da página de Autoatendimento Eleitoral. Para isso, é necessário informar os números do título eleitoral, CPF ou os dados pessoais do eleitor. O status do pedido pode ser acompanhado na mesma página.

Para quem preferir realizar a justificativa presencialmente, basta comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser entregue pessoalmente ou enviado por Correios à autoridade responsável.

Sanções 

A ausência não justificada resulta em penalidades, incluindo uma multa de R$ 35,13, conforme a Resolução-TSE nº 23.659/2021. No entanto, cidadãos que declararem estado de pobreza podem ser isentos do pagamento.

Após o dia 7 de janeiro, os eleitores poderão consultar débitos e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar a multa por ausência, acessando a página Quitação de Multas no site do TSE.

Além da multa, eleitores que não justificarem a ausência poderão enfrentar restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte, renovar documentos, matricular-se em instituições de ensino público, inscrever-se em concursos públicos e tomar posse em cargos públicos.

Caso o pedido de justificativa seja negado, o juiz eleitoral aplicará a multa e, se o título de eleitor estiver “cancelado” por três ausências consecutivas, o eleitor deverá solicitar a revisão ou transferência de domicílio para regularizar a situação.

Publicidade

Leia mais

TRE registra seis falhas em urnas eletrônicas no segundo turno das eleições em Manaus

Júlia Maciel

Ricardo Nunes (MDB) é reeleito prefeito de São Paulo

Indra Miranda

David Almeida (Avante) é reeleito prefeito de Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais