O Encceja tem como propósito avaliar as competências e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 já estão abertas nesta segunda-feira (29), e permanecerão disponíveis até às 23h59 do dia 10 de maio.
A realização do exame está prevista para o dia 25 de agosto, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Os candidatos podem se inscrever de forma online, acessando o site oficial do Encceja.
Participantes que necessitam de atendimento especial, como baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, entre outras, será oferecido um atendimento especializado. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas também podem receber suporte especializado.
Saiba o que é o Encceja
Desde o seu lançamento em 2002, o Encceja tem como propósito avaliar as competências e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade de no mínimo 18 anos.
Realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o exame busca oferecer uma oportunidade de certificação aos participantes.
A emissão do certificado e da declaração de proficiência é realizada pelas secretarias de Educação.
Não é preciso pagar para fazer o Encceja
As inscrições para o Encceja é gratuito, mas caso o participante estiver inscrito em 2023 e faltado às provas, é necessário pague uma taxa de R$ 40 ou ter justificado a ausência. O pagamento pode ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição e aceito em qualquer banco ou casa lotérica.