A estiagem no município já afeta mais de 28 mil pessoas
O Rio Amazonas chegou a marca de 32 centímetros no município Itacoatiara, interior do Amazonas. Nesta sexta-feira (4), o nível das águas caiu 9 centímetros, registrando a pior seca da cidade em 26 anos. Os moradores enfrentam dificuldades de locomoção, e principalmente, para ter acesso a água potável.
A cota recorde superou a seca do último ano, quando o rio atingiu 36 centímetros, no dia 26 de outubro de 2023. Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil de Itacoatiara, mais de 100 comunidades estão isoladas devido a seca histórica.
O nível das águas é monitorado no município pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) desde 1998, e nunca havia chega a um nível tão baixo.
Em Parintins, no (Baixo Amazonas), o nível das águas está em -2,05 metros. O cenário também é crítico na região, segundo o estado.
Mas não apenas o Rio Amazonas registrou níveis históricos: nesta sexta, o Rio Negro também atingiu a menor marca registrada, alcançando 12,66 metros em Manaus, a menor marca em 122 anos.
- Leia Mais: Rio Negro quebra o recorde e registra pior seca histórica pelo segundo ano seguido em Manaus
O Rio Solimões está marcando, até a última medição realizada na quinta-feira (3), -1,98 centímetros na região de Tabatinga (Alto Solimões), tendo descido ao menos 5 centímetros por dia no último mês.