Rede MLC
Meio Ambiente

Estiagem: Rio Amazonas atinge menor nível já registrado em Itacoatiara

Foto: Reprodução/g1
Publicidade

A estiagem no município já afeta mais de 28 mil pessoas

O Rio Amazonas chegou a marca de 32 centímetros no município Itacoatiara, interior do Amazonas. Nesta sexta-feira (4), o nível das águas caiu 9 centímetros, registrando a pior seca da cidade em 26 anos. Os moradores enfrentam dificuldades de locomoção, e principalmente, para ter acesso a água potável.

A cota recorde superou a seca do último ano, quando o rio atingiu 36 centímetros, no dia 26 de outubro de 2023. Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil de Itacoatiara, mais de 100 comunidades estão isoladas devido a seca histórica.

O nível das águas é monitorado no município pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) desde 1998, e nunca havia chega a um nível tão baixo.

Em Parintins, no (Baixo Amazonas), o nível das águas está em -2,05 metros. O cenário também é crítico na região, segundo o estado.

Mas não apenas o Rio Amazonas registrou níveis históricos: nesta sexta, o Rio Negro também atingiu a menor marca registrada, alcançando 12,66 metros em Manaus, a menor marca em 122 anos.

O Rio Solimões está marcando, até a última medição realizada na quinta-feira (3), -1,98 centímetros na região de Tabatinga (Alto Solimões), tendo descido ao menos 5 centímetros por dia no último mês.

Publicidade

Leia mais

Amazonas recebe kits de insumos do Ministério da Saúde para ajudar vítimas da seca severa

Lucyana Gadelha

Rio Negro quebra o recorde e registra pior seca histórica pelo segundo ano seguido em Manaus

Lucyana Gadelha

Estiagem: Rio Negro está a menos de um metro de bater seca recorde de 2023

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais