Rede MLC
Meio Ambiente

Estiagem: Rio Negro está a menos de um metro de bater seca recorde de 2023

Praia da Ponta Negra, interditada - Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

Apenas no mês de setembro, o rio vazou 6,36 metros.

O Rio Negro está a menos de um metro de atingir a seca histórica registrada em 2023: de acordo coma Defesa Civil do estado, a medição realizada neste domingo (29) é de 13,37 metros, 67 centímetros a mais que a cota mais baixa já registrada em 121 anos de medição: 12,70 metros.

“Nos últimos 30 dias, o nível hidrológico do rio variou em -0,23, o que significa que ele vazou, em média, 23 centímetros por dia. Já nos últimos sete dias, o nível hidrológico do rio variou -0,19, o que significa que ele vazou 19 centímetros por dia, em média”, aponta a Defesa Civil do estado.

A previsão inicial é de que, neste ano, o Amazonas deve ter uma seca tão severa ou até mesmo pior do que a de 2023. Um relatório divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil no sábado (28) aponta, inclusive, que o rio pode ficar abaixo dos 12 metros pela primeira vez na história.

A seca afetou diversos setores, principalmente a economia e o turismo, além de prejudicar o bem estar e a saúde da população amazonense. Segundo dados governamentais, 140 mil famílias foram afetadas, chegando a, aproximadamente, um total de 560 mil pessoas.

O estado de emergência segue em vigor em todos os municípios e na Capital.

Publicidade

Leia mais

Amazonas recebe kits de insumos do Ministério da Saúde para ajudar vítimas da seca severa

Lucyana Gadelha

Estiagem: Rio Amazonas atinge menor nível já registrado em Itacoatiara

Júlia Maciel

Rio Negro quebra o recorde e registra pior seca histórica pelo segundo ano seguido em Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais