Rede MLC
Economia

Fábrica da Pioneer em Manaus será fechada em março com demissão de 172 trabalhadores

Fundada em 2003, a fábrica da Pioneer concentrou a produção em equipamentos de áudio e vídeo. - Foto: Reprodução
Publicidade

Para minimizar os impactos do fechamento, a Pioneer contratou uma empresa de recursos humanos para auxiliar na recolocação dos funcionários.

A Pioneer do Brasil Ltda. anunciou o fechamento da fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM). A unidade, situada na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Santo Antônio, encerrará as atividades em 31 de março de 2025, impactando 172 funcionários.

O processo de desativação foi discutido em uma reunião nesta segunda-feira (3) com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que se comprometeu a intermediar a recolocação dos trabalhadores afetados.

Fundada em 2003, a fábrica da Pioneer concentrou a produção em equipamentos de áudio e vídeo, como aparelhos de som automotivos e reprodutores de DVD.

Nos últimos dez anos, a empresa enfrentou dificuldades no mercado, agravadas pela pandemia da Covid-19, o que levou à decisão de encerrar as operações no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Durante o encontro, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a autarquia pedirá à Pioneer uma relação dos funcionários para encaminhá-los a empresas que estão se instalando na ZFM.

“Temos 59 fábricas com projetos de implantação e solicitamos essa lista de funcionários para oferecê-la a elas, sem prejuízo para a empresa de Recursos Humanos, que continuará fazendo a intermediação normalmente”, afirmou Saraiva.

Para minimizar os impactos do fechamento, a Pioneer contratou uma empresa de recursos humanos para auxiliar na recolocação dos funcionários. Atualmente, a fábrica opera em turno único, e os empregados já estão em aviso prévio, com garantia de pagamento dos direitos e negociação de uma compensação indenizatória.

Após a reunião, Bosco Saraiva se encontrou com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) e da Superintendência Regional do Trabalho no Amazonas para discutir os próximos passos. Estiveram presentes o presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana, a secretária-geral Dulce Sena e a superintendente regional do Trabalho, Maria Francinete Correia de Lima.

Saraiva reforçou que a decisão de encerrar a fábrica partiu da matriz da Pioneer no Japão, mas garantiu que a Suframa está empenhada em ajudar os trabalhadores a encontrarem novas oportunidades.

“Nosso papel é auxiliar da melhor forma possível na recolocação desses funcionários. Felizmente, há 59 projetos de implantação aprovados para o Polo Industrial de Manaus, e acredito que essa mão de obra qualificada será absorvida rapidamente“, concluiu.

Publicidade

Leia mais

Petrobras anuncia aumento de R$ 0,22 no preço do diesel a partir de sábado (1°)

Lucyana Gadelha

Ibama abre inscrições para concurso com salários de até R$ 9,9 mil

Vitória Vitor

ADS realiza Feiras de Produtos Regionais com pupunha em destaque

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais