Rede MLC
Economia

Famílias atingidas pela estiagem receberão Auxílio Estadual antecipado

Foto: Reprodução/GOV
Publicidade

Confia datas e novas medidas.

O pagamento do Auxílio Estadual dos meses de outubro e novembro será antecipado como forma de amenizar os impactos causados pela estiagem no Amazonas. A decisão do governo do Estado foi anunciada na tarde desta quinta-feira (26) junto a mais duas medidas.

De acordo com o novo cronograma, o pagamento previsto para o dia 20 de outubro será adiantado para a próxima segunda-feira (30). Já o pagamento que ocorreria no dia 20 de novembro, será realizado no dia 31 de outubro.

Durante o anúncio, foi assinado um Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que prevê a concessão de anistia de dívidas com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para aqueles que foram afetados pela estiagem. A previsão é que sejam renegociados em torno de R$ 10 milhões.

A proposta abrange financiamentos dos setores de indústria, comércio e serviços, que poderão renegociar dívidas independentemente da data de contratação, desde que não estejam em cobrança judicial. 

Também foi realizada a aprovação de recursos do Fundo Amazônia para intensificar as ações de combate à seca: R$ 45 milhões devem ser direcionados ao Corpo de Bombeiros, permitindo a implementação de 21 brigadas de incêndio nos municípios.

O projeto abrange diversas frentes de ação, como:

  • Contratação de novos brigadistas
  • Aquisição de equipamentos
  • Construção de infraestruturas
  • Locação de veículos
  • Uso de helicópteros

A aprovação tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta nas regiões mais afetadas pelo uso irregular do fogo, além de fortalecer as ações de combate aos incêndios no Amazonas, no cenário atual.

Publicidade

Leia mais

Brasil lidera ranking de maior custo de juros da dívida pública no mundo, aponta FSB

Indra Miranda

Receita Federal libera consulta à restituição do IR para quem caiu na malha fina

Indra Miranda

Feirão do Pescado em Manaus terá mais de 100 toneladas de peixe

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais