O planejamento de toda operação foi iniciado ainda no final do ano passado.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) apresentou nesta terça-feira (25) o efetivo da tropa empregada na Operação Parintins 2024. A ação envolve efetivos de 6 diferentes órgãos de segurança do Amazonas.
Mais de mil agentes devem trabalhar de forma integrada para garantir a segurança durante a 57º edição do Festival Folclórico de Parintins, com oficiais da SSP-AM, do Departamento de Polícia Técnica-Científica (DPTC), das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), do Corpo dos Bombeiros (CMAM) e do Detran-AM.
“Nós trouxemos as POEs (Plataformas de Observação Elevada), câmeras inteligentes, estamos como nosso Ciops ativo, o 190, também está ativo, a população pode utilizar e temos, também, as nossas células de inteligência, que são muito importantes” afirmou o coronel Almir Cavalcante, secretário executivo adjunto de Planejamento Integrado da SSP-AM
Para reforçar a Polícia Judiciária, um total de 80 servidores, entre delegados, escrivães, investigadores e administrativos da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), também foram deslocados para Parintins.
“A Polícia Civil está presente em Parintins com 80 policiais civis, que irão atuar em ações de segurança, de inteligência e de Polícia Judiciária. Estamos integrados com todas as Forças de Segurança, trabalhando em uma única direção para o bem estar da população, dos visitantes e dos que vêm conhecer o Festival de Parintins”, disse o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), o delegado Paulo Mavignier.
Além disso, a Delegacia Móvel estará operando no porto de Parintins, onde irá funcionar a Delegacia do Turista das 8h às 2h. O local fará registro de Boletins de Ocorrências (BOs), orientações e atendimento aos turistas, assim como para a população local.
Já o Corpo de Bombeiros do Amazonas encaminhou um total de 120 militares para auxiliar ações de prevenção, resgates e possíveis intercorrências de incêndios na ilha.
Conforme o subcomandante coronel Reinaldo Acris Menezes, o CBMAM irá atuar em vários pontos da cidade, incluindo as proximidades das orlas da Ilha, em abastecimento de água, atendimento pré-hospitalar, atendimento de mergulho, e outros.
“Trouxemos, além do material que já tem aqui na nossa Base, trouxemos materiais de mergulho, mais material de salvamento em altura, ambulância e viaturas novas. Trouxemos três viaturas novas para reforçar o efetivo que está aqui e a equipe que trouxemos”, detalhou o coronel Menezes.
E para o trânsito, o Detran-AM contará com 55 agentes de trânsito atuando no município.
“Participamos de inúmeras reuniões, desde o início do ano, com o objetivo de manter a segurança viária de todos. Criamos desvios e bloqueios específicos, e de comum acordo com Caprichoso e Garantido, buscando oferecer para todos um festival seguro e inesquecível”, comenta o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan.