Rede MLC
Polícia

Festival de Parintins: efetivo com mais de mil agentes é oficialmente apresentado para integrar as forças do município

Ao todo, mais de mil agentes das Forças de Segurança estarão empenhados na Operação - Foto: Divulgação/SSP-AM
Publicidade

O planejamento de toda operação foi iniciado ainda no final do ano passado.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) apresentou nesta terça-feira (25) o efetivo da tropa empregada na Operação Parintins 2024. A ação envolve efetivos de 6 diferentes órgãos de segurança do Amazonas.

Mais de mil agentes devem trabalhar de forma integrada para garantir a segurança durante a 57º edição do Festival Folclórico de Parintins, com oficiais da SSP-AM, do Departamento de Polícia Técnica-Científica (DPTC), das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), do Corpo dos Bombeiros (CMAM) e do Detran-AM.

“Nós trouxemos as POEs (Plataformas de Observação Elevada), câmeras inteligentes, estamos como nosso Ciops ativo, o 190, também está ativo, a população pode utilizar e temos, também, as nossas células de inteligência, que são muito importantes” afirmou o coronel Almir Cavalcante, secretário executivo adjunto de Planejamento Integrado da SSP-AM

O embarque dos oficiais começou no dia 18 deste mês – Foto: Divulgação/SSP-AM

Para reforçar a Polícia Judiciária, um total de 80 servidores, entre delegados, escrivães, investigadores e administrativos da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), também foram deslocados para Parintins.

“A Polícia Civil está presente em Parintins com 80 policiais civis, que irão atuar em ações de segurança, de inteligência e de Polícia Judiciária. Estamos integrados com todas as Forças de Segurança, trabalhando em uma única direção para o bem estar da população, dos visitantes e dos que vêm conhecer o Festival de Parintins”, disse o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), o delegado Paulo Mavignier.

Além disso, a Delegacia Móvel estará operando no porto de Parintins, onde irá funcionar a Delegacia do Turista das 8h às 2h. O local fará registro de Boletins de Ocorrências (BOs), orientações e atendimento aos turistas, assim como para a população local.

Oficiais do Judiciário que compõem o efetivo – Foto: Divulgação/SSP-AM

Já o Corpo de Bombeiros do Amazonas encaminhou um total de 120 militares para auxiliar ações de prevenção, resgates e possíveis intercorrências de incêndios na ilha.

Conforme o subcomandante coronel Reinaldo Acris Menezes, o CBMAM irá atuar em vários pontos da cidade, incluindo as proximidades das orlas da Ilha, em abastecimento de água, atendimento pré-hospitalar, atendimento de mergulho, e outros.

“Trouxemos, além do material que já tem aqui na nossa Base, trouxemos materiais de mergulho, mais material de salvamento em altura, ambulância e viaturas novas. Trouxemos três viaturas novas para reforçar o efetivo que está aqui e a equipe que trouxemos”, detalhou o coronel Menezes.

O efetivo será somado ao policiamento que já atua em Parintins – Foto: Divulgação/SSP-AM

E para o trânsito, o Detran-AM contará com 55 agentes de trânsito atuando no município.

“Participamos de inúmeras reuniões, desde o início do ano, com o objetivo de manter a segurança viária de todos. Criamos desvios e bloqueios específicos, e de comum acordo com Caprichoso e Garantido, buscando oferecer para todos um festival seguro e inesquecível”, comenta o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan.

Publicidade

Leia mais

Operação da PF prende suspeito de estuprar crianças e compartilhar vídeos dos abusos em Manaus

Lucyana Gadelha

Casal de enfermeiros é encontrado morto dentro de carro em Itapevi (SP)

Indra Miranda

Professor de jiu-jítsu é preso suspeito de abusar e explorar sexualmente de alunos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais