Rede MLC
Polícia

Força Nacional realiza operações em 21 terras indígenas e apreende 5,7 toneladas de garimpo ilegal

A Força Nacional está presente em terras indígenas de nove unidades federativas. - Foto: Folhapress
Publicidade
Publicidade

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) realizou operações em 21 terras indígenas de nove unidades federativas no primeiro semestre de 2024.

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), órgão de cooperação aos estados, apreendeu mais de R$ 1,1 milhão de origem ilícita, mais de 5,7 toneladas de metais preciosos, 300 animais e 4,3 mil litros de combustível no primeiro semestre de 2024.

No período, o órgão realizou operações em 21 terras indígenas de nove unidades federativas. Mais de 3,4 mil pessoas foram abordadas e 97 fiscalizações ambientais foram conduzidas.

Publicidade

A Força Nacional está presente em terras indígenas no Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

O efetivo mobilizado é composto por agentes das polícias militar e civil, bombeiros militares e peritos, e atua em ações como remoção de invasores, combate ao garimpo ilegal, proteção dos recursos naturais, policiamento ostensivo e fiscalização ambiental.

Agentes do ICMBio fazem parte da Força Nacional. – Foto: Agência Gov

As medidas são conduzidas com foco na garantia da segurança dos indígenas, com respeito às culturas e evitando qualquer forma de violação dos direitos humanos.

Além das operações, a Força Nacional também trabalha na desintrusão das terras Yanomami, Karipuna, Arariboia, Kayapó, Munduruku, Trincheira Bacajá e Uru-Eu-Wau-Wau.

As desocupações correm no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2023.

As operações acontecem em apoio a diversos órgãos, como governos estaduais, Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Publicidade

Leia mais

Recém-nascida é sequestrada por homens armados no interior de Alagoas

Lucyana Gadelha

Mulher tem parte do dedo arrancado por namorado durante briga em bar de Manaus

Lucyana Gadelha

PF investiga prefeito de Sorocaba por suspeita de desvios na saúde

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais