Antonelli substitui Hamilton na Mercedes na Fórmula 1.
Durante o GP de Monza, neste sábado (31), a Mercedes surpreendeu o mundo da Fórmula 1 ao anunciar que o jovem piloto italiano Andrea Kimi Antonelli,18, substituirá o heptacampeão mundial Lewis Hamilton na próxima temporada.
O chefe da equipe, Toto Wolff, destacou a confiança no talento emergente e afirmou que a escolha por Antonelli se consolidou após Hamilton, 39, anunciar a transferência para a Ferrari no início deste ano.
“Instintivamente, essa é a escalação que eu sempre quis“, declarou Wolff, otimista com o futuro promissor do jovem.
Antonelli, atualmente competindo na Fórmula 2, faz parte da academia da Mercedes desde 2019 e participa de um programa de testes privados com carros mais antigos da equipe. Ele será o primeiro novato a pilotar pela Mercedes em 70 anos, marcando o início de uma nova fase na equipe.
“Não é possível substituir Lewis Hamilton, ele é uma grande figura no esporte de hoje e conquistou muito em sua carreira. Sou apenas o próximo piloto da Mercedes em 2025, então estou muito animado com isso”, comentou Antonelli.
O anúncio coloca fim às especulações sobre quem ocuparia o lugar de Hamilton, após o próprio Wolff ter sondado Max Verstappen, tricampeão mundial da Red Bull, sobre uma possível mudança. O piloto holandês, com contrato até 2028, recusou a oferta.
“Todo o nosso foco na equipe está em George [Russell] e Kimi. Não há discussão, não há dúvidas sobre o que faremos em 2026 porque agora é sobre 2024 e 2025“, disse Wolff, demonstrando confiança na nova dupla de pilotos.
Antonelli se tornará o primeiro italiano a competir na Fórmula 1 desde Antonio Giovinazzi, em 2021, e o primeiro a pilotar por uma equipe de ponta desde Giancarlo Fisichella, que correu pela Ferrari em 2009.
George Russell, que inicia a quarta temporada na Mercedes, também se mostrou animado com a parceria e relembrou o apoio que recebeu de Hamilton ao longo da carreira.
“Sei o quanto Lewis foi um apoio para mim durante meu tempo como piloto júnior e desde que sou seu companheiro de equipe. Aprendi muito com ele e espero desempenhar um papel semelhante para Kimi”, comentou Russell.