Rede MLC
Meio Ambiente

Fumaça das queimadas cobre Manaus pelo quarto dia seguido

Prefeitura de Manaus monitora a qualidade do ar na cidade - Foto: Divulgação
Publicidade

Um aumento de 190% em relação ao mesmo período do ano passado.

Manaus amanheceu encoberta por camada de fumaça pelo quarto dia consecutivo nesta terça-feira (13), consequência das queimadas que se intensificaram em todo o estado do Amazonas.

Desde o último sábado (10), a capital amazonense tem enfrentado uma neblina densa que afeta diretamente a qualidade do ar, atingindo níveis classificados como “muito ruim” em diversas regiões.

A redução das chuvas e o aumento de desmatamento e queimadas ilegais têm resultado em incêndios em grandes áreas de floresta ou mata. Essa fumaça, rica em material particulado, é levada pelos ventos até Manaus, causando comprometimento na qualidade do ar.

Dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam um cenário alarmante: somente nos primeiros 11 dias de agosto, foram registrados 3.043 focos de incêndio no Amazonas, um aumento de 190% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 1.046 focos. 

Imagem de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram parte do Amazonas encoberto por fumaça nesta segunda-feira (12) — Foto: Reprodução/Inpe

Além disso, julho de 2024 quebrou o recorde de focos de queimadas no estado, com 4.072 registros, superando o recorde anterior de 2.119 focos em julho de 2020.

A situação remete a 2023, quando Manaus também foi coberta pela fumaça das queimadas por dias seguidos, resultando em um aumento significativo de casos de problemas respiratórios entre a população.

Especialistas destacam que a exposição prolongada à fumaça pode agravar doenças respiratórias, como asma e bronquite, além de causar irritação nos olhos, garganta e nariz.

A expectativa é que, sem medidas eficazes de combate aos incêndios e controle das queimadas, a situação em Manaus possa se agravar ainda mais nos próximos dias.

Diante da crítica situação em Manaus devido à densa camada de fumaça que tomou conta da cidade, o prefeito David Almeida anunciou ações emergenciais para enfrentar a crise. Uma das principais medidas é a criação do Comitê de Combate às Queimadas, que será responsável por coordenar todas as iniciativas e respostas necessárias para lidar com a emergência.

 

Publicidade

Leia mais

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais