O evento contará uma estrutura acessível para garantir que todos os idosos possam participar da festividade com conforto e segurança.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) e em colaboração com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), promoverá nos dias 27 e 28 de fevereiro o evento tradicional “CarnaIdoso 2025”. Com o tema “Respeito não tem idade: diga não à violência contra o idoso”, a festa tem como propósito celebrar a alegria, promover a integração social e sensibilizar sobre os direitos dos idosos.
Em declaração, o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, reforçou o compromisso da administração municipal em oferecer momentos especiais para a população idosa.
“O CarnaIdoso não é apenas uma festa, mas uma celebração da vida e da inclusão social. Estamos preparando cada detalhe com muito carinho, com o intuito de proporcionar uma experiência segura e inesquecível para todos. Este ano, esperamos reunir mais de 2 mil idosos, tornando o evento um dos maiores do estado”, afirmou Lucas.
A programação começará no dia 27 de fevereiro, às 15h, no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. O evento é gratuito e aberto ao público.
- Leia também: Prefeitura de Manaus lança projeto de arte e cultura para idosos da Fundação Dr. Thomas
A agenda contará com apresentações musicais com marchinhas e sambas clássicos, além de atrações como a Banda Couro Velho, Banda Uns e Outros, DJ Ery Castro, Bateria Furiosa da Reino Unido da Liberdade, e uma praça de alimentação diversificada. Um dos destaques será o concurso para eleger o rei e a rainha do Carnaval.

No dia seguinte, 28 de fevereiro, também às 15h, a festa será realizada na sede da Fundação Dr. Thomas, voltada exclusivamente para os idosos que residem na Instituição de Longa Permanência (ILPI).
A programação incluirá a apresentação da banda do Abrigo Moacyr Alves e uma oficina de customização de máscaras e adereços carnavalescos, em parceria com o Lions Clube Manaus.
Acessibilidade
A Manauscult e a Fundação Dr. Thomas estão criando uma estrutura acessível para garantir que todos os idosos possam participar da festividade com conforto e segurança.
O espaço será projetado para permitir a plena participação de todos os presentes, seja desfilando, dançando ou apenas aproveitando a festa de forma confortável e segura. Para isso, a organização contará com equipes de apoio e uma infraestrutura adaptada às necessidades de todos.
“O compromisso da Manauscult é oferecer um Carnaval inesquecível para os idosos. Por isso, estamos montando uma superestrutura para o evento, com foco em acessibilidade, segurança e bem-estar. Queremos garantir que pessoas com diferentes necessidades possam participar ativamente da celebração, com uma estrutura adaptada para que todos aproveitem ao máximo essa festa especial”, afirmou Jender Lobato, diretor-presidente da Manauscult.