A entidade reforça que os Detrans utilizam apenas canais oficiais para se comunicar com motoristas.
O Brasil enfrenta mais um golpe digital baseado em engenharia social, o “golpe da CNH”. Criminosos têm usado notificações falsas sobre a suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação para enganar motoristas e roubar dinheiro.
O esquema começa com o envio de um SMS informando a suposta suspensão da habilitação, acompanhado de um link fraudulento para “resolver a situação”. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para um site falso que imita um portal oficial do governo. Nesse site, é solicitado que o usuário insira o número do CPF.
Após fornecer o dado, o sistema exibe informações pessoais corretas, como nome da mãe e data de nascimento, para ganhar credibilidade. Em seguida, o sistema apresenta uma cobrança fictícia, com a opção de “regularização” por meio de um QR Code para pagamento via Pix.
- Leia Também: “Leilão Manaus” é acusado de golpe por consumidores
Especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky alertam que os valores pagos geralmente são enviados para contas de laranjas em fintechs.
A Associação Nacional dos Detrans (AND) emitiu um alerta nacional sobre o golpe, que já registra vítimas em diversos estados, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A entidade reforça que os Detrans utilizam apenas canais oficiais para se comunicar com motoristas.
“Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais, seja por meio de correspondências devidamente identificadas, enviadas via Correios, ou de outras formas amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual. É fundamental que o cidadão acesse os sites oficiais dos Detrans para consultar se tem infrações registradas no veículo ou até mesmo processos de suspensão ou cassação abertos contra a pessoa”, orienta Givaldo Vieira, presidente da AND.
Como evitar cair no golpe
Para evitar cair em golpes desse tipo, a empresa de cibersegurança Kaspersky recomenda verificar a autenticidade de qualquer site antes de inserir informações pessoais. Sites governamentais verdadeiros, como os relacionados aos Detrans, possuem o domínio “.gov.br”. Qualquer variação deve ser vista como suspeita.
Outra dica importante é desconfiar de mensagens SMS, já que órgãos oficiais raramente utilizam esse meio para notificações. Caso receba um aviso, a recomendação é entrar em contato diretamente com o Detran do estado para confirmar possíveis pendências.
Para consultar pendências ou infrações de forma confiável, a AND orienta os motoristas a usarem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Essa ferramenta oficial permite adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que envia notificações sobre infrações ou penalidades de maneira digital.
A atenção ao detalhe e o uso de plataformas oficiais são as melhores formas de evitar prejuízos com golpes como o da CNH.