A investigação policial revelou que a fraude foi conduzida por um grupo organizado de criminosos que enviava conteúdos falsos feitos com IA.
Um homem de Xangai, na China, foi vítima de um golpe que lhe custou mais de 200 mil yuans (aproximadamente R$ 159 mil), após se envolver com uma namorada fictícia criada por inteligência artificial, conforme noticiado pela mídia estatal chinesa nesta quarta-feira (26).
De acordo com a emissora CCTV, os criminosos utilizaram uma ferramenta de IA generativa para produzir vídeos e imagens realistas de uma jovem inventada.
A vítima, acreditando que estava ajudando a suposta namorada, transferiu cerca de 200.000 yuans (cerca de US$ 27.580) para a conta bancária dela.
O golpe, que envolveu o uso de uma namorada virtual, gerou um enredo de drama para o homem, incluindo promessas de ajuda para abrir um negócio e cobrir despesas médicas de um parente, tudo sustentado por documentos falsificados como registros médicos e uma carteira de identidade.
A investigação policial revelou que a fraude foi conduzida por um grupo organizado de criminosos que enviava conteúdos falsos feitos com IA, combinando diferentes imagens e vídeos, como parte de uma estratégia bem planejada.
O crescente uso de ferramentas de inteligência artificial para criar materiais convincentes tem resultado em golpes cada vez mais sofisticados globalmente.
A Meta, proprietária de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, alertou recentemente os usuários para estarem atentos a relacionamentos virtuais, pois golpes envolvendo IA generativa estão se tornando mais frequentes.