O governo federal brasileiro recusou a oferta, alegando que os equipamentos não eram necessários no momento.
O governo brasileiro, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), recusou uma oferta de assistência do Uruguai para auxiliar no resgate das vítimas das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul.
Segundo relatos, o governador gaúcho, Eduardo Leite, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), solicitou apoio às autoridades do país vizinho no sábado (4), pedindo o empréstimo de duas lanchas motorizadas com suas tripulações, dois drones para busca de pessoas em situação de isolamento e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules.
As autoridades uruguaias prontamente autorizaram o empréstimo dos equipamentos, mas o governo federal brasileiro recusou a oferta, alegando que os equipamentos não eram necessários no momento.
O Comando Militar Conjunto justificou a recusa da aeronave devido a restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre, argumentando que o Brasil já possui aeronaves adequadas para transporte, como o KC-390.
“O Brasil possui a aeronave KC 390 que atende a necessidade dos transportes. […] O trabalho de resgate e apoio humanitário vem sendo feito com 243 embarcações e drones das Forças Armadas”, disse a Defesa, em nota.
Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas inundações, com quase 50 mil desabrigados e mais de 150 mil desalojados. Dos 497 municípios do estado, 441 foram impactados pelas fortes chuvas.
- Leia mais: Chuvas no Rio Grande do Sul: Guaíba registra queda nos níveis de inundação
- Médicos e enfermeiros do Amazonas vão ser enviados para o Rio Grande do Sul
- Manaus promove campanha de doações para vítimas da enchente na Região Sul do país
Enquanto as autoridades estaduais e municipais continuam os esforços de resgate e assistência às vítimas, a recusa do governo brasileiro em aceitar a ajuda internacional levanta questionamentos sobre a eficácia da resposta governamental diante da magnitude da tragédia.
Doações
O Fundo Emergencial Luz Alliance em parceria com a @brazilfound, está recebendo verbas que serão destinadas às pessoas afetadas pelo desastre natural no Rio Grande do Sul.
As doações podem ser feitas pelo site da Brazil Foundation.
Os locais que recebem doações em Porto Alegre podem ser acessados no site da prefeitura.
A Central Única das Favelas (CUFA) também tem apoiado à população atingida pelas enchentes, em diferentes cidades do estado. A entidade afirma que recebe também os itens que são mais requisitados pelos afetados.
Na capital do Amazonas, as doações podem ser feitas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nas áreas da companhia aérea.
O QUE DOAR?
- Colchões e travesseiros
- Roupas de cama e cobertores
- Produtos de higiene pessoal e limpeza
- Roupas e agasalhos
- Móveis e eletrodomésticos
- Rações para cães e gatos