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Governo discute compra de novo avião após falha deixar Lula voando em círculos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no México acompanhado da primeira-dama, Janja - Foto: Alfredo Estrella/AFP
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Auxiliares citam segurança e ampliação da agenda internacional como justificativas; orçamento é empecilho.

O incidente ocorrido na última terça-feira (1º) com o avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  e a comitiva dele de volta do México trouxe à tona uma discussão sobre a compra de uma nova aeronave para a presidência da República.

O problema técnico forçou o avião a dar voltas no ar por mais de 4h para poder aterrissar com o tanque de combustível mais leve. O caso está gerando preocupações com a segurança e as condições do atual VC-1, o chamado “Aerolula“.

Lula já haviam reclamado anteriormente da falta de autonomia do avião presidencial, que muitas vezes precisa realizar escalas para reabastecimento em voos longos.

Avião Presidencial – Foto: Reprodução/Gov.br

Após o incidente, membros do governo, como o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçaram a necessidade de revisão das condições técnicas das aeronaves que servem à presidência.

Não podemos colocar o presidente da República em uma situação como essa, afirmou Padilha.

O Ministério da Defesa, que seria responsável pelos recursos, foi uma das pastas mais impactadas pelos cortes orçamentários deste ano, com uma queda de 47% nas despesas discricionárias nos últimos dez anos.

A equipe de Lula, no entanto, argumenta que uma nova aeronave beneficiaria também outros Poderes, já que parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal viajam frequentemente com o presidente.

Lula na Assembleia-Geral da ONU em Nova York – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em resposta às reclamações do presidente, a Força Aérea Brasileira (FAB) já havia iniciado uma busca por opções no mercado de aviões, com preferência por um modelo maior e com mais autonomia. 

A versão executiva do Airbus A330 foi sugerida como uma possibilidade, sendo que um modelo usado poderia custar cerca de US$ 40 milhões, bem abaixo dos US$ 250 milhões que um novo avião custaria.

A expectativa é que o tema da compra de novo avião ganhe força nos próximos dias, com Lula possivelmente cobrando respostas durante as próxima reunião com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

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