Essas iniciativas fazem parte da Operação Estiagem 2024, a partir do Comitê instituído pelo governador Wilson Lima, no dia 5 de julho.
O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulga o boletim com informações atualizadas sobre a estiagem no estado.
Segundo os dados da Defesa Civil, até as 14h deste último sábado (17), 20 municípios amazonenses estão em situação de emergência, afetando 111,9 mil pessoas (cerca de 27 mil famílias).
O número de pessoas afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e tem como base nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.
Assistência humanitária
226 toneladas de alimentos foram distribuídas para as regiões mais afetadas. Também já foram instalados 24 purificadores de água, sendo 10 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além de enviar 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.
Também foram enviadas, aproximadamente, 200 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões.
Queimadas
De junho a até o dia 17 de agosto, mais de 7,8 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já realizou 296 embargos, um total de 16.412,4109 hectares de áreas embargadas. Foram aplicadas multas no valor de R$ 81,345 mil com 274 autos de infração e 25 termos de apreensão lavrados, além de 150 prisões e detenções realizadas.