Iniciativa beneficiará cerca de 500 pacientes e amplia o acesso a tratamentos especializados.
Nessa quinta-feira (18), o Governo do Amazonas inaugurou a 17ª farmácia descentralizada do Estado, localizada na Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus.
A nova unidade faz parte do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), sob a gestão da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), e promete facilitar o acesso a medicamentos de alto custo para mais de 500 pacientes da região.
A farmácia conta com mais de 200 tipos de medicamentos, sendo uma iniciativa alinhada ao Programa Saúde Amazonas, que visa descentralizar e ampliar a capacidade de atendimento em saúde no Estado.
A unidade recebeu recursos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Dr. Gomes e Sinésio Campos. Dr. Gomes contribuiu com recursos para aquisição de móveis, computadores, impressoras e instalação de sistemas de monitoramento. Já Sinésio Campos direcionou fundos para a climatização do local.
Além de beneficiar os pacientes da Policlínica Zeno Lanzini, a nova farmácia também atenderá os usuários da Policlínica Conte Telles, localizada na mesma zona leste de Manaus.
Medicamentos de alto custo
Os medicamentos fornecidos pelo Ceaf variam de R$ 30 mil a R$ 500 mil, e o programa é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), e pelo Governo do Amazonas, via SES-AM. A Cema coordena a logística e distribuição dos fármacos em todo o Estado.
Para ter acesso aos medicamentos, os pacientes devem seguir protocolos específicos exigidos pelo MS, incluindo a apresentação do Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização (LME), receita médica, laudos e exames que comprovem a necessidade do tratamento.
Após a avaliação da documentação, o acesso aos medicamentos é liberado mensalmente.
A Policlínica Zeno Lanzini oferece atendimento especializado em diversas áreas da saúde, incluindo oftalmologia, endocrinologia, gastroenterologia, psiquiatria, mastologia, proctologia, dermatologia, cirurgia geral e vascular, proporcionando um atendimento completo e de qualidade aos moradores da zona leste.
Rede de farmácias descentralizadas
Além da Policlínica Zeno Lanzini, outras unidades de farmácias descentralizadas estão distribuídas em diferentes localidades de Manaus, incluindo:
- Centro de Atenção à Criança (Caic) Alberto Carreira – Compensa
- Caic Dra. Maria Helena Freitas – Novo Israel
- Caic Afrânio Soares – Parque 10
- Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana – Avenida Brasil, Compensa
- Caimi Paulo Cesar de Araújo Lima – atendido no Ceaf, Cema, Praça 14
- Fundação Cecon – Planalto
- Fundação Alfredo da Matta – Cachoeirinha
- Fundação Hemoam – Constantino Nery
- Hospital Infantil Dr. Fajardo – Avenida Joaquim Nabuco, Centro
- Hospital da Criança da Zona Oeste – Avenida Brasil, Compensa
- Instituto da Criança (ICAM) – Cachoeirinha
- Policlínica Codajás – Avenida Codajás, Cachoeirinha
- Policlínica de Gerontologia Darlinda Esteves (FUnaTi) – Avenida Brasil, Compensa
- Policlínica Gilberto Mestrinho – Avenida Getúlio Vargas, Centro
- Hospital Delphina Aziz – Avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova
- Hospital Adriano Jorge – Avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha